
INFORMAÇÕES AO PACIENTE TAXOFEN
O TAXOFEN® possui efeito antiestrogênico que está relacionado à sua propriedade em competir com receptores de estrogênio em tecidos-alvos como o tecido1 mamário.
Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente e ao abrigo da luz e da umidade.
Prazo de validade: 60 meses. ATENÇÃO: Não utilize o produto após vencido o prazo de validade, sob o risco de não produzir os efeitos desejados.
O produto é contra-indicado durante a gravidez2. Informar ao médico se está amamentando.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como onda de calor, sangramento, corrimento e prurido3 vaginal, problemas estomacais e intestinais, tontura4, erupção5 cutânea6 e queda de cabelo7.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".
Ingestão concomitante com álcool não é aconselhável.
Contra-Indicação: em pacientes com hipersensibilidade conhecida à droga.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
"NÃO TOME REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE8"
O tamoxifeno corresponde à dimetiletenamina. É um agente antiestrogênico não esteróide que também possui um fraco efeito estrogênico. O mecanismo exato de sua ação antineoplásica não é conhecido, mas pode estar relacionado com seu efeito antiestrogênico; bloqueia a captação de estradiol. Pode induzir a ovulação9 em mulheres que não ovulam estimulando a liberação de hormônio10 da gonadotrofina no hipotálamo11, que por sua vez estimula a liberação das gonadotropinas na hipófise12.
Farmacocinética
Administrado por via oral, atinge níveis plasmáticos máximos em 4 a 7 horas. Sofre biotransformação hepática13, dando vários metabólitos14, o principal é o N-desmetiltamoxifeno; no estado de equilíbrio as concentrações deste metabólito15 no sangue16 são aproximadamente o dobro das do fármaco17 inalterado.
A meia-vida de distribuição do tamoxifeno é de 7 a 14 horas, picos secundários em quatro ou mais dias podem dever-se à circulação18 entero-hepática13. A meia-vida de eliminação pode exceder 7 dias.
A resposta objetiva ocorre dentro de 4 a 7 semanas de tratamento.
O tamoxifeno é excretado lentamente pelas fezes; a maior parte da dose é eliminada na forma conjugada; menos de 30% são excretados na forma hidroxilada ou inalterada.