CONTRA-INDICAÇÕES TAXOFEN

Atualizado em 28/05/2016
Gravidez1: O produto não deve ser administrado durante a gravidez1. Foi relatado um pequeno número de abortos espontâneos, defeitos de nascença e morte fetal após o uso do tamoxifeno, apesar de nenhuma relação causal ter sido estabelecida. Estudos de toxicidade2 reprodutiva em ratos, coelhos e macacos não demonstraram potencial teratogênico3. Em modelos de roedores para o desenvolvimento do trato reprodutor fetal, o tamoxifeno foi associado a alterações similares àquelas causadas por estradiol, etinilestradiol, clomifeno e dietiletilbestrol (DES). Apesar da relevância clínica dessas descobertas ser desconhecida, algumas delas, especialmente adenose vaginal, são similares àquelas observadas em mulheres jovens que foram expostas ao DES in utero4 e que apresentam risco de 1 em 1.000 de desenvolver carcinoma5 de célula6 clara de vagina7 ou cérvix. Somente um pequeno número de mulheres grávidas foi exposto ao tamoxifeno. Tal exposição não foi relatada como causadora de subseqüente adenose vaginal ou carcinoma5 de célula6 clara de vagina7 ou cérvix em mulheres jovens que foram expostas in utero4 ao tamoxifeno. As pacientes devem ser advertidas para não engravidar durante o tratamento com o tamoxifeno e devem fazer o uso de métodos contraceptivos de barreira, ou outros não hormonais, no caso de serem sexualmente ativas. As pacientes em período de pré-menopausa8 devem ser cuidadosamente examinadas antes do tratamento para excluir a gravidez1. As mulheres devem ser informadas dos riscos potenciais para o feto9 caso elas engravidem durante o tratamento com o tamoxifeno ou dentro de 2 meses após o término da terapia.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
4 Útero: É o maior órgão do sistema reprodutor feminino. Sua função principal é receber o óvulo fertilizado e dar-lhe todas as condições para o seu desenvolvimento.
5 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
6 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
7 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
8 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
9 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.