INFORMAÇÕES AO PACIENTE SINERGEN

Atualizado em 28/05/2016
Ação esperada do medicamento: possui atividade antihipertensiva de dois agentes, um inibidor da enzima1 de conversão da angiotensina (Enalapril-maleato) e um antagonista2 dos canais de cálcio (Anlodipino-besilato).
Cuidados de armazenamento: conservar o produto ao abrigo do calor excessivo, protegido da luz e umidade.
Prazo de validade: desde que observadas as condições de armazenamento, SINERGEN® (Anlodipino-besilato/Enalapril-maleato) apresenta prazo de validade de 24 meses, a partir da data de sua fabricação. Não utilizar o produto após o vencimento do prazo de validade.
Gravidez3 e lactação4: o uso de SINERGEN® (Anlodipino-besilato/Enalapril-maleato) é contra-indicado durante a gravidez3. Quando usado durante o 2º e 3º trimestre, os inibidores da ECA podem causar dano fetal ou morte. Também pode ocorrer hipotensão5, anemia6 neonatal, hipercalemia7, insuficiência renal8 e oligohidrâmnio9. Caso ocorra gravidez3 durante o tratamento, este deve ser descontinuado e substituído por outro medicamento. INFORME AO SEU MÉDICO SE OCORRER GRAVIDEZ3 NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO OU SE ESTIVER AMAMENTANDO.
Cuidados de administração: : siga as orientações de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas: Os efeitos adversos mais comuns observados com o uso de Anlodipino-besilato são dor de cabeça10 e edema11. Outros efeitos são verificados com uma incidência12 menor e incluem tonturas13, vermelhidão, palpitações14, fadiga15, náuseas16, sonolência e dor abdominal.
Os efeitos adversos encontrados com o uso de Enalapril-maleato são fadiga15, cefaléia17, tonturas13, tosse e hipotensão5. Em um estudo comparativo entre Enalapril-maleato, Anlodipino-besilato e a associação entre os dois medicamentos (SINERGEN®: Anlodipino-besilato/ Enalapril-maleato), observou-se uma redução dos efeitos colaterais18 acima descritos quando utilizada a associação. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. TODO O MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANÇE DAS CRIANÇAS.

Contra-indicações e precauções: o uso de SINERGEN® (Anlodipino-besilato/Enalapril-maleato) é contra-indicado em pacientes que apresentam hipersensibilidade à Anlodipino-besilato, Enalapril-maleato ou aos demais componentes da fórmula.
Raramente pacientes com coronariopatia obstrutiva severa desenvolveram (de forma documentada) piora da angina19 (dor no peito20) ou infarto21 agudo22 do miocárdio23, quando iniciaram o uso de antagonistas dos canais de cálcio (Anlodipino-besilato) ou quando tiveram sua dose aumentada.
Hipotensão5 pode ocorrer no início do tratamento.
Deve ser usado com cautela em pacientes portadores de estenose24 aórtica e que serão submetidos à cirurgia/anestesia25, pois pode ocorrer hipotensão5.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
A segurança do uso de SINERGEN® (Anlodipino-besilato/Enalapril-maleato) em crianças não foi estabelecida.
Não deve ser usado durante a gravidez3 e lactação4.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE26. INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Este produto tem como princípios ativos a associação de dois agentes: Enalapril-maleato e Anlodipino-besilato.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
6 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
7 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.
8 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
9 Oligohidrâmnio: É quando a gestante está com menos líquido amniótico que o ideal dentro do útero. Ele ocorre mais comumente durante o terceiro trimestre da gestação.
10 Cabeça:
11 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
12 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
13 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
14 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
15 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
16 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
17 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
18 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
19 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
20 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
21 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
22 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
23 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
24 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
25 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
26 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.