REAÇÕES ADVERSAS LEVORIN INJETÁVEL

Atualizado em 28/05/2016


Sensibilização alérgica, incluindo reações tipo anafiláticas e urticária1, tem sido descrita, tanto com a administração oral quanto parenteral. Nenhuma outra reação adversa tem sido atribuída ao uso isolado de leucovorina cálcica. O quadro a seguir resume os efeitos adversos significantes ocorridos em 316 pacientes tratados com leucovorina cálcica/5-fluoruracila comparados a 70 pacientes que receberam apenas 5-fluoruracila no tratamento de câncer2 colorretal avançado. Estes dados foram retirados de um estudo prospectivo3 multicêntrico para avaliar a eficácia e a segurança do esquema terapêutico.


Porcentagem de pacientes tratados com leucovorina cálcica/fluoruracila para carcinoma4 colorretal avançado.    
    (LC*/5-FU) (n = 155)    (LC**/5-FU) (n = 161)    Somente 5-FU (n = 70)    
    Qualq.    Grau 3 +    Qualq.    Grau 3 +    Qualq.    Grau 3 +    
    (%)    (%)    (%)    (%)    (%)    (%)    
Leucopenia5    69    14    83    23    93    48    
Trombocitopenia6    8    2    8    1    18    3    
Infecção7    8    1    3    1    7    2    
Náusea8    74    10    80    9    60    6    
Vômito9    46    8    44    9    40    7    
Diarréia10    66    18    67    14    43    11    
Estomatite11    75    27    84    29    59    16    
Constipação12    3    0    4    0    1    -    
Letargia13/Mal-estar/Cansaço     13     3     12     2     6     3    
Alopecia14    42    5    43    6    37    7    
Dermatite15    21    2    25    1    13    -    
Anorexia16    14    1    22    4    14    -    
Hospitalização por toxicidade17     5%     15%     7%    
LC* = leucovorina cálcica 200 mg/m2. LC** = leucovorina cálcica 20 mg/m2.    
Qualq. = porcentagem de pacientes relatando toxicidade17 de qualquer grau.    
Grau 3 + = porcentagem de pacientes relatando toxicidade17 de grau 3 ou maior.    

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
4 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
5 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
6 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
7 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
9 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
10 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
11 Estomatite: Inflamação da mucosa oral produzida por infecção viral, bacteriana, micótica ou por doença auto-imune. É caracterizada por dor, ardor e vermelhidão da mucosa, podendo depositar-se sobre a mesma uma membrana brancacenta (leucoplasia), ou ser acompanhada de bolhas e vesículas.
12 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
13 Letargia: Em psicopatologia, é o estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir. Por extensão de sentido, é a incapacidade de reagir e de expressar emoções; apatia, inércia e/ou desinteresse.
14 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
15 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
16 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
17 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.