APRESENTAÇÃO GANVIRAX

Atualizado em 28/05/2016

Cápsulas. Cartucho contendo 40 cápsulas de 250 mg.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO.

Composição:

Cada cápsula contém: Ganciclovir (equivalente a 273 mg de ganciclovir sódico)    250,0 mg
 Excipientes    q.s.p.    1 cápsula
Componentes não ativos: amido de milho, celulose microcristalina, amido glicolato de sódio e estearato de magnésio.

INFORMAÇÃO TÉCNICA


O ganciclovir é um derivado sintético ativo contra o citomegalovirus1 (CMV), é um nucleosídeo acíclico análogo da 2'-deoxiguanosina que inibe a replicação do herpes vírus2. O ganciclovir se mostrou ativo contra o citomegalovírus1 (CMV) e herpes simplex vírus2 (HSV) em estudos clínicos realizados em humanos.
O ganciclovir é fosforilado primeiro a forma monofosfato por uma proteína quinase homóloga CMV-codificada (gen UL97), e depois para as formas di e tri-fosfato pelas quinases celulares. As concentrações de ganciclovir trifosfato podem ser 100 vezes maiores em pacientes infectados por CMV do que nas células3 não-infectadas, indicando fosforilação preferencial  nas células3 infectadas. Ganciclovir trifosfato, uma vez formado, persiste por dias nas células3 infectadas pelo CMV. Acredita-se que o ganciclovir tri-fosfato seja capaz de inibir a síntese do DNA viral por (1) inibição competitiva do DNA polimerase viral; e (2) incorporação ao DNA viral, resultando em eventual termíno de alongamento do DNA viral.

Atividade antiviral: a concentração média de ganciclovir que inibe a replicação do CMV (IC50) in vitro (cepas4 laboratoriais ou isolados clínicos) foi de 0,02 a 3,48 mg/ml. O ganciclovir inibe a proliferação das células3 dos mamíferos in vitro a concentrações mais altas, variando de 30 a 725  mg/ml. Células3 formadoras de colônias derivadas da médula óssea são mais sensíveis (CIC50 0,028 a 0,7 mg/ml). A relação da sensibilidade in vitro do CMV ao ganciclovir e respostas clínicas não foram ainda estabelecidas.

Farmacocinética
Devido ao fato do ganciclovir ser eliminado predominantemente por via renal5, são necessárias reduções na dose de acordo com o clearance de creatinina6 do paciente.

Absorção: ao final de uma hora de infusão intravenosa de 5 mg/kg de ganciclovir, o AUC7 total ficou entre 22,1 ± 3,2 (n = 16) e 26,8 ± 6,1 mg.hr./ml (n = 16) e Cmax entre 8,27 ± 1,02 (n=16) e 9,0 ± 1,4 mg/ml (n = 16).

Distribuição: o volume de distribuição no ponto-de-equilíbrio do ganciclovir após administração intravenosa foi de 0,74 ± 0,15 L/kg (n = 98). A ligação do ganciclovir às proteínas8 plasmáticas foi de 1% a 2% sobre a concentrações de 0,5 e 51 mg/ml.

Eliminação: quando administrado por via intravenosa, o ganciclovir apresenta farmacocinética linear na faixa de 1,6 a 5,0 mg/kg. A excreção renal5 da droga não modificada por filtração glomerular e secreção tubular ativa é a maior rota de eliminação do ganciclovir. Em pacientes com função renal5 normal, 91,3 ± 5,0% (n = 4) do ganciclovir administrado por via intravenosa foi recuperado não metabolizado na urina9. O clearance sistêmico10 do ganciclovir administrado por via intravenosa foi de 3,52 ± 0,80 ml/min/kg (n = 980) enquanto o clearance renal5 foi de 3,20 ± 0,80 ml/min/kg (n = 47), contabilizando 91 ± 11% do clearance sistêmico10 (n = 47).
A hemodiálise11 reduz as concentrações plasmáticas do ganciclovir em 50% após administração intravenosa.  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citomegalovírus: Citomegalovírus (CMV) é um vírus pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zóster.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 AUC: A área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve ou Curva Característica de Operação do Receptor), também chamada de AUC, representa a acurácia ou performance global do teste, pois leva em consideração todos os valores de sensibilidade e especificidade para cada valor da variável do teste. Quanto maior o poder do teste em discriminar os indivíduos doentes e não doentes, mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, no ponto que representa a sensibilidade e 1-especificidade do melhor valor de corte. Quanto melhor o teste, mais a área sob a curva ROC se aproxima de 1.
8 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
10 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
11 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.