POSOLOGIA GANVIRAX

Atualizado em 28/05/2016

Para Tratamento em Pacientes com Função Renal1 Normal:  
 
1. Tratamento de indução :
 O dosagem inicial recomendado para pacientes2 com função renal1 normal é 5 mg/kg (administrado intravenosamente a uma taxa constante por mais de 1 hora) de 12 em 12 horas durante 14 a 21 dias. Não devem ser usadas cápsulas de GANVIRAX® para tratamento de indução.  
 
2. Tratamento de manutenção:  
Cápsulas de GANVIRAX®: a dosagem de manutenção recomendada de cápsulas de GANVIRAX® é 1000 mg administrado com as refeições (3 vezes ao dia). Alternativamente, o regime posológico pode variar com a dose de 500 mg por 6 vezes ao dia, pode ser administradas a cada 3 horas com alguma comida.  

Para pacientes2 que de alguma forma, progride, enquanto tratamento de manutenção com qualquer formulação de ganciclovir (oral ou injetável), o tratamento de redução é recomendado.  
 
Para a Prevenção em Pacientes Com Infecção3 de HIV4 Avançada e Função Renal1 Normal:  
 
Cápsulas: A dose profiláctica recomendada: cápsulas de GANVIRAX® é 1000 mg durante as refeições.  
 
Para a Prevenção em Recipientes de Transplante Com Função Renal1 Normal:  
Cápsulas de GANVIRAX®: O dosagem profiláctico recomendado de cápsulas de GANVIRAX® é 1000 mg nas refeições.  
A duração de tratamento com cápsulas de GANVIRAX® em receptores de transplante é dependente na duração e grau de imunosupressão. Em uma tentativa clínica controlada de receptores de aloenxerto, tratamento com cápsulas de GANVIRAX® foi continuado por semana 14 pós- transplante.
 
Insuficiência renal5:  
Cápsulas de GANVIRAX®: Em pacientes com Insuficiência renal5, deve ser modificada a dosagem para cápsulas de GANVIRAX® como mostrado abaixo:

Clearance de Creatinina6 *  mL/min    Dose    
>70    1000 mg 3 vezes ao dia  ou 500 mg a cada 3 h, 6x/dia.    
50-69    1500 mg todos os dias ou 500 mg 3 vezes ao dia    
25-49    1000 mg todos os dias ou 500 mg duas vezes ao dia     
10-24    500 mg todos os dias    
<10    500 mg 3 vezes por semana, após a hemodiálise7    

*Clearance de Creatinina6 pode ser obtido no soro8 com a seguinte fórmula:

Clearance de Creatinina6 para homens = (140  idade [anos]) (peso corpóreo [kg])
                         (72) (creatinina6 sérica [mg/dL9])

Clearance de Creatinina6 para mulheres = 0,85 x Fórmula para homens

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
3 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
7 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
8 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
9 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.