INFORMAÇÕES AO PACIENTE ARCOXIA

Atualizado em 28/05/2016
ARCOXIA (Etoricoxib) pertence à classe de medicamentos para artrite1/analgesia denominada Coxibs. ARCOXIA (Etoricoxib) é um inibidor altamente seletivo da cicloxigenase-2 (COX-2). Mantenha o medicamento acondicionado na embalagem original e em temperatura abaixo de 30oC.
Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na parte externa da embalagem. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido; além de não obter o efeito desejado, pode prejudicar a sua saúde2.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: tontura4, inchaço5 nas pernas e/ou pés, fraqueza ou fadiga6, aumento da pressão sangüínea7, náusea8, azia9, dor de estômago10 e dor de cabeça11. Como acontece com qualquer outro medicamento, outros efeitos podem ocorrer raramente e alguns desses podem ser graves. Solicite mais informações ao seu médico; ele tem uma lista mais completa de efeitos adversos. Informe seu médico prontamente sobre estes ou qualquer outros sintomas12 incomuns.
O médico deve sempre ser informado sobre todos os medicamentos que você estiver tomando ou pretende tomar, incluindo aqueles obtidos sem prescrição médica. Seu médico pode querer avaliar se seus medicamentos estão agindo adequadamente, caso você esteja tomando varfarina (anticoagulante13 sangüíneo), rifampicina (antibiótico), inibidores da ECA (medicamentos utilizados para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca14), lítio (medicamento usado para o tratamento de certos tipos de depressão), anticoncepcionais orais, metotrexato (um supressor15 do sistema imunológico16). ARCOXIA (Etoricoxib) pode ser administrado com baixas doses de ácido acetilsalicílico. Se você estiver tomando baixas doses de ácido acetilsalicílico para prevenção de ataque cardíaco ou derrame17, você não deve descontinuá-lo sem consultar seu médico porque ARCOXIA (Etoricoxib) não pode substituir o ácido acetilsalicílico para este fim.
Seu médico deve ser informado se você tem ou teve doença hepática18 ou renal19, insuficiência cardíaca14, reação alérgica20 ao ácido acetilsalicílico ou a outro antiinflamatório (comumentemente chamados de AINEs).
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
ARCOXIA (Etoricoxib) é contra-indicado para pacientes21 alérgicos a qualquer componente deste produto. ARCOXIA (Etoricoxib) não deve ser utilizado no fim da gravidez3.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE2.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Artrite: Inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, aumento da temperatura, dificuldade de movimentação, inchaço e vermelhidão da área afetada.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
5 Inchaço: Inchação, edema.
6 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
7 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
8 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
9 Azia: Pirose. Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, geralmente acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago.
10 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
11 Cabeça:
12 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
13 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
14 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
15 Supressor: 1. Que ou o que suprime. 2. Em genética, é o gene que torna o fenótipo idêntico àquele determinado pelo alelo não mutante (diz-se de mutação).
16 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
17 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
18 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
19 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
20 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
21 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.