REAÇÕES ADVERSAS ARCOXIA

Atualizado em 28/05/2016
A segurança de ARCOXIA (Etoricoxib) foi avaliada em estudos clínicos que envolveram aproximadamente 4.800 indivíduos, incluindo aproximadamente 3.400 pacientes com osteoartrite1, artrite reumatóide2 ou dor lombar crônica (aproximadamente 600 pacientes com osteoartrite1 ou artrite reumatóide2 tratados durante um ano ou mais).
As seguintes experiências adversas relacionadas à medicação foram relatadas em estudos clínicos que envolveram pacientes com osteoartrite1, artrite reumatóide2 ou dor lombar crônica tratados durante 12 semanas. Essas reações ocorreram a uma incidência3 maior ou igual a 1% dos pacientes tratados com ARCOXIA (Etoricoxib) e maior do que a observada com o placebo4: astenia5/fadiga6, tontura7, edema8 de membros inferiores, hipertensão9, dispepsia10, pirose11, náuseas12, cefaléia13, aumento da ALT e aumento da AST.
O perfil global de experiências adversas foi semelhante em pacientes com osteoartrite1 ou artrite reumatóide2 tratados com ARCOXIA (Etoricoxib) durante um ano ou mais.
Em um estudo clínico para crise aguda de gota14, os pacientes foram tratados com 120 mg de ARCOXIA (Etoricoxib) uma vez ao dia durante oito dias. O perfil global de experiências adversas nesse estudo foi geralmente semelhante ao relatado nos estudos combinados de osteoartrite1, artrite reumatóide2 e dor lombar crônica.
Em estudos clínicos para analgesia aguda, os pacientes foram tratados com 120 mg de ARCOXIA (Etoricoxib) uma vez ao dia durante sete dias. O perfil de experiências adversas nesses estudos foi geralmente semelhante ao relatado nos estudos combinados de osteoartrite1, artrite reumatóide2 e dor lombar crônica.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também denominado artrose.
2 Artrite reumatóide: Doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral, acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
5 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
6 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
7 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
8 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
9 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
10 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
11 Pirose: Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, ela pode ser acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago; azia.
12 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
13 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
14 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.