POSOLOGIA FASTFEN 5MCG/ML-25ESTJ. 2ML

Atualizado em 28/05/2016

A dose de Citrato de Sufentanila deve ser individualizada em cada caso, de acordo com o peso corporal, a idade, o estado físico, as condições patológicas analisadas, o uso de outras drogas e o tipo de procedimento cirúrgico e a anestesia1.O efeito da dose inicial é levado em consideração na determinação das doses suplementares.
Administração IV:
Deve-se administrar uma dose pequena por via IV, de um anticolinérgico, um pouco antes da indução, a fim de evitar a bradicardia2. Para a prevenção de náusea3 e vômito4, administrar Droperidol.
Como Agente Analgésico5:
Em casos de cirurgia geral, de 0,5 a 5 mcg/kg de Sufentanila proporcionam analgesia intensa, com a redução da resposta simpática ao estímulo cirúrgico e preservação da estabilidade cardiovascular.
A duração da ação é dose-dependente. Uma dose de 0,5 mcg/kg pode durar 50 minutos. Assim, doses suplementares de 10 a 25 mcg devem ser individualizadas de acordo com cada paciente e o tempo previsto de duração da cirurgia.

Como Agente Anestésico:
Ao se administrar doses iguais ou maiores a 8 mcg/kg de Sufentanila, ocorre sono e manutenção de nível profundo de analgesia, dose-dependente, sem o uso de agentes anestésicos adicionais. Desse modo as respostas simpáticas e hormonais ao estímulo cirúrgico, são diminuídas. As doses suplementares de 25 a 50 mcg de Sufentanila normalmente são suficientes para, durante a anestesia1, manter a estabilidade cardiovascular.
Para Administração Peridural6:
Antes de se injetar a Sufentanila, deve-se verificar a localização adequada da agulha ou do cateter no espaço peridural6.
Para Manuseio da Dor Pós-Operatória:
Dose inicial de 30 a 50 mcg de Sufentanila deve promover alívio adequado da dor por 4 a 6 horas. Podem ser administradas doses adicionais em bolus7 de 25 mcg de Sufentanila, se existirem evidências de superficialização da analgesia.
Como Agente Analgésico5 Durante o Parto:
A adição de 10 mcg de Sufentanila à bupivacaína (0,125% a 0,25%) peridural6, proporciona maior duração e melhor qualidade à analgesia. Podem ser administradas duas injeções subseqüentes da combinação, se necessário. Recomenda-se não exceder a dose total de 30 mcg de sufentanila.
Uso em Idosos e Grupos Especiais de Pacientes:
A dose deve ser reduzida em pacientes idosos ou debilitados.
Uso em Crianças:
Apenas em um número limitado de casos, a segurança e eficácia da Sufentanila, em crianças abaixo de 2 anos de idade foi documentada.
Para indução e manutenção de anestesia1 em crianças de 2 a 12 anos de idade, submetidas a cirurgias de grande porte, tem sido usada a dose anestésica de 10 a 20 mcg/kg, com oxigênio a 100%.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
2 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
3 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
4 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
6 Peridural: Mesmo que epidural. Localizado entre a dura-máter e a vértebra (diz-se do espaço do canal raquidiano). Na anatomia geral e na anestesiologia, é o que se localiza ou que se faz em torno da dura-máter.
7 Bolus: Uma quantidade extra de insulina usada para reduzir um aumento inesperado da glicemia, freqüentemente relacionada a uma refeição rápida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.