INFORMAÇÕES AO PACIENTE TAMOXIN

Atualizado em 28/05/2016

AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
Tratamento do câncer1 de mama2.


ARMAZENAMENTO

Conservar em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da umidade.


VALIDADE

Desde que observados os devidos cuidados de conservação, o prazo de validade de TAMOXIN (citrato de tamoxifeno) é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação impressa em sua embalagem externa.


NÃO USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

INFORME AO MÉDICO OCORRÊNCIA DE GRAVIDEZ3 NA VIGÊNCIA DO TRATAMENTO OU APÓS O SEU TÉRMINO.

ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER ADMINISTRADO DURANTE A GRAVIDEZ3.

INFORME AO SEU MÉDICO SE ESTÁ AMAMENTANDO.


CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.


INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.



REAÇÕES ADVERSAS

Informe imediatamente ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável, tais como: sangramento vaginal, onda de calor e prurido4 vulvar. Eventualmente observa-se retenção de líquido.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


CONTRA-INDICAÇÕES E PRECAUÇÕES

O uso deste medicamento é contra-indicado em caso de hipersenssibilidade conhecida ao citrato de tamoxifeno e/ou demais componentes da formulação.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.


NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5.

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

DESCRIÇÃO

Tamoxifeno é um agente terapêutico não esteróide, com potente ação antiestrogênica. Quimicamente é um trans isomero, derivado do trifenil etileno, e o (2) 2 [4 - (1,2 difenil - 1 buteril] fenoxi) - N, N - dimetil tanamina e sua fórmula é:



Tamoxifeno possui propriedades antiestrogênicas competindo com o estrogênio pelas ligações aos receptores nos orgãos alvo. Após a administração, o tamoxifeno é absorvido rapidamente, atingindo concentrações séricas máximas dentro de 4 - 7 horas.

A droga apresenta alta ligação proteica a albumina6 sérica (> 99%), o metabolismo7 dá-se por hidroxilação, dimetilação e conjugação, daí originando vários metabólitos8 importantes os quais possuem perfis farmacológicos semelhantes ao da droga original, contribuindo assim para o efeito terapêutico.


- INDICAÇÕES:

Tamoxifeno é indicado para o tratamento do câncer1 da mama2. A proporção de portadoras de câncer1 da mama2 que responde ao tamoxifeno é similar a que responde ao tratamento com estrogênios e androgênios.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
7 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
8 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE TAMOXIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.