PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS TAMOXIN

Atualizado em 28/05/2016

MULHERES NA PRÉ-MENOPAUSA1 QUE RECEBERAM TAMOXIFENO PARA O TRATAMENTO DE CÂNCER2 DA MAMA3 TIVERAM A MENSTRUAÇÃO4 SUPRIMIDA. EDEMA5 OVARIANO CÍSTICO REVERSÍVEL TEM RARAMENTE SIDO OBSERVADO QUANDO ESSAS MULHERES FORAM TRATADAS COM DOSES DE 40 MG DUAS VEZES AO DIA DURANTE CURTO PERÍODO DE TEMPO. UM PEQUENO NÚMERO DE PACIENTES COM METÁSTASES6 ÓSSEAS DESENVOLVEM HIPERCALCEMIA NO ÍNICIO DO TRATAMENTO. ALTERAÇÕES CÓRNEAS E MACULARES QUE RESULTARAM EM VISÃO7 EMBARAÇADA FORAM DESCRITAS NUM PEQUENO NÚMERO DE CASOS TRATADOS CONTINUAMENTE COM 12 A 16 VEZES A DOSE INICIAL RECOMENDADA DURANTE UM PERÍODO DE MAIS DE 17 MESES. ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO CLÍNICA, NOTOU-SE QUE O USO PROLONGADO DE TAMOXIFENO PODE INDUZIR A ALTERAÇÕES ENDOMETRIAIS DO TIPO PROLIFERATIVO, ALÉM DE AUMENTAR O RISCO DA PACIENTE DESENVOLVER CÂNCER2 DE ENDOMÉTRIO8. APESAR DA LITERATURA * (* VAN LEEUWEN FE ET COLS - THE LANCET 343: 448- 52,1994 / JORDAN VC & ASSIKIS VJ - CLIN CANCER2 RES 1: 467-72, 1995) NÃO DEFINIR EXATAMENTE O GRAU DO RISCO RELATIVO DAS PACIENTES EM USO DE TAMOXIFENO, DESENVOLVEREM UMA NEOPLASIA9 ENDOMETRIAL , FAZ -SE NECESSÁRIO O CONTROLE DO ENDOMÉTRIO8 ATRAVÉS DE ULTRA-SONOGRAFIA PÉLVICA10 E TRANSVAGINAL A CADA 6 MESES PELO MENOS , EM PACIENTES EM USO DA DROGA POR TEMPO PROLONGADO E/OU EM USO DE DOSE ELEVADA . O AUMENTO DO DOBRO DA ESPESSURA ENDOMETRIAL INICIAL (ULTRA-SONOGRAFIA REALIZADA ANTES DO INÍCIO DA TERAPÊUTICA11 COM O TAMOXIN (CITRATO DE TAMOXIFENO) ) OU UMA ESPESSURA MAIOR QUE 10 MM DO ENDOMÉTRIO8 SUGERE UMA INVESTIGAÇÃO DETALHADA .

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
4 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
5 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
6 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
7 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
8 Endométrio: Membrana mucosa que reveste a cavidade uterina (responsável hormonalmente) durante o CICLO MENSTRUAL e GRAVIDEZ. O endométrio sofre transformações cíclicas que caracterizam a MENSTRUAÇÃO. Após FERTILIZAÇÃO bem sucedida, serve para sustentar o desenvolvimento do embrião.
9 Neoplasia: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
10 Pélvica: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
11 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Tem alguma dúvida sobre PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS TAMOXIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.