REAÇÕES ADVERSAS TAMOXIN

Atualizado em 28/05/2016

EFEITOS COLATERAIS1 COMO, POR EXEMPLO, ONDAS DE CALOR, SANGRAMENTO VAGINAL, PRURIDO2 VULVAR, INTOLERÂNCIA GASTROINTESTINAL, DOR LOCALIZADA, CEFALÉIA3, TONTURA4, E OCASIONALMENTE RETENÇÃO DE FLUÍDOS, PODEM OCORRER. UM PEQUENO NÚMERO DE PACIENTES DESENVOLVEM HIPERCALCEMIA NO INÍCIO DO TRATAMENTO. DIMINUIÇÃO TRANSITÓRIA NA CONTAGEM DE PLAQUETAS5, NORMALMENTE ATÉ 80.000 POR MM 3; OCASIONALMENTE CASOS DE DISTÚRBIOS VISUAIS , INCLUSIVE ALTERAÇÕES CORNEANAS , CATARATA6 E RETINOPATIA OCORREM EM PACIENTES EM TRATAMENTO COM TAMOXIFENO.

QUANDO OS EFEITOS COLATERAIS1 SÃO INTENSOS GERALMENTE É POSSÍVEL CONTROLÁ-LOS ATRAVÉS DE SIMPLES REDUÇÃO DE DOSE SEM PREJUÍZO DO CONTROLE DA DOENÇA. SE OS EFEITOS COLATERAIS1 PERSISTIREM PODE SER NECESSÁRIO SUSPENDER O TRATAMENTO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
2 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
3 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
4 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
5 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
6 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).

Tem alguma dvida sobre REAÇÕES ADVERSAS TAMOXIN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.