POSOLOGIA PADRÃO NITROPRUS 50MG

Atualizado em 28/05/2016

Para infusão que dure até três horas, recomendam-se as seguintes doses:
µg Nitroprus / kg / minuto
Dose inicial .................... 0,3 a 1 µg
Dose média .................... 3 µg
Dose máxima: Adultos .................... 8 µg
Dose máxima: Crianças .................... 10 µg
Em pacientes sob anestesia1 ou que estão recebendo concomitantemente medicação anti-hipertensiva, uma posologia geral de menos de 1 mg por kg de peso corporal administrada durante um período de 3 horas é em geral suficiente para atingir o nível desejado de hipotensão2.
Numa velocidade de infusão de 3 µg por kg de peso corporal por minuto, pode-se em geral reduzir a pressão arterial3 a 60%-70% do nível pré-tratamento e mantê-la nessa faixa.
A tabela abaixo mostra a quantidade de substância ativa contida nas diferentes soluções de Nitroprus


( 1 ml = 17 gotas = 50 microgotas )

50 mg de Quantidade de substância ativa contida em
Nitroprus
dissolvido em 1 ml 1 gota4 1 microgota

1.000 ml de glicose5 a 5% 50 µg 3 µg 1 µg

500 ml de glicose5 a 5 % 100 µg 6 µg 2 µg

250 ml de glicose5 a 5% 200 µg 12 µg 4 µg

Adaptação da dose à sensibilidade individual:
Para adaptar a dose individualmente a cada paciente, pode-se diluir primeiro a solução concentrada em 1.000 ml (1 gota4 terá cerca de 3 µg de Nitroprus): ou preferindo-se fazer a diluição já em 500 ml, infundindo-se a solução resultante inicialmente em uma velocidade 2 vezes menor que a calculada para o caso em questão segundo a fórmula adiante. Esta velocidade deverá ser aumentada gradativamente até atingir-se um gotejamento tal que propicie a desejada redução da pressão.
Caso se tenha utilizado um frasco de 1.000 ml de solução de glicose5 a 5%, uma vez atingida a dose de Nitroprus adequada à redução desejada da pressão, substitui-se a solução por outra de concentração de Nitroprus mais elevada (em frasco de 250 ml ou 500 ml de glicose5 a 5%) com redução correspondente do número de gotas por minuto (para ¼ ou para ½ ). O frasco de 1000 ml deverá ser então eliminado.
Fórmula para calcular o número de gotas por minuto a serem administradas:
1 - (Valor posológico µg/kg/min.) x (Peso do paciente em kg)
= número µg/min.

n.º µg/min.
2 - = número de gotas/minuto
µg/gotas

A infusão com Nitroprus deve se prolongar até que o paciente esteja em condições de continuar, com segurança, o tratamento apenas com hipotensores orais. O efeito hipotensor do Nitroprus instala-se muito rapidamente, e ao se interromper a infusão a pressão arterial3 volta imediatamente aos valores anteriores ao tratamento. Por causa da rápida instalação do efeito e de sua intensidade, deve-se infundir a solução de Nitroprus com um microrregulador de gotas ou uma bomba de infusão que permita estabelecer a velocidade adequada da infusão. A velocidade de administração deve ser ajustada mediante freqüentes mensurações da pressão arterial3 a fim de se obter o desejado efeito hipotensor.
Instruções para posologia especial:
Posologia a longo prazo:
Na terapêutica6 a longo prazo (dias e/ou semanas), não se deve ultrapassar a velocidade média de infusão de 2,5 µg/kg de peso corporal/min., (equivalente a 3,6 mg/kg de peso corporal/dia).
Nas infusões lentas, os níveis de cianeto tanto no plasma7 como no sangue8 têm de ser controlados: os limites de tolerância são 100 µg/100 ml para concentrações sangüíneas de cianeto e/ou 8 µg/100 ml para concentrações plasmáticas de cianeto.
Se esses valores forem ultrapassados ou sempre que se administrarem doses superiores às recomendadas, devem-se empregar os antídotos recomendados na parte referente à Superdosagem como terapêutica6 ou tratamento preventivo9.
Administrando-se uma infusão por mais de 3 dias, devem-se controlar também os valores de tiocianato no soro10: eles não devem exceder 6 mg/100 ml. Níveis excessivamente elevados de tiocianato podem ser rapidamente diminuídos com hemodiálise11.
Posologia no espasmo12 vascular13 devido ao envenenamento por ergotamina:
As doses a serem administradas encontram-se nos limites inferiores da dose recomendada (0,3 - 2,5 µg/kg de peso corporal/min.).
A duração da infusão é em geral de 10-30 horas.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
2 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
3 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
4 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
6 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
7 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
9 Preventivo: 1. Aquilo que previne ou que é executado por medida de segurança; profilático. 2. Na medicina, é qualquer exame ou grupo de exames que têm por objetivo descobrir precocemente lesão suscetível de evolução ameaçadora da vida, como as lesões malignas. 3. Em ginecologia, é o exame ou conjunto de exames que visa surpreender a presença de lesão potencialmente maligna, ou maligna em estágio inicial, especialmente do colo do útero.
10 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
11 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
12 Espasmo: 1. Contração involuntária, não ritmada, de um ou vários músculos, podendo ocorrer isolada ou continuamente, sendo dolorosa ou não. 2. Qualquer contração muscular anormal. 3. Sentido figurado: arrebatamento, exaltação, espanto.
13 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.

Tem alguma dúvida sobre POSOLOGIA PADRÃO NITROPRUS 50MG?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.