INFORMAÇÕES AO PACIENTE NEUMEGA

Atualizado em 28/05/2016
Neumega®  (Oprelvecina) é indicado para a prevenção de trombocitopenia1 grave e na redução da necessidade de transfusões de plaquetas2 após quimioterapia3 mielossupressiva em pacientes com neoplasias4 malignas não mielóides com alto risco de trombocitopenia1 grave.Conservar o medicamento sob refrigeração (temperatura entre 2 e 8°C). Não congelar.
Neumega®  (Oprelvecina) deve ser reconstituído com água estéril para injeção5 e deve ser utilizado em um prazo máximo de 3 horas após a reconstituição quando armazenado no frasco entre 2 e 8ºC ou em temperatura ambiente até 25º C. Todo produto não utilizado deve ser descartado.
O prazo de validade é de 24 meses contados a partir da data de fabricação indicada no rótulo do frasco Neumega®  (Oprelvecina). Após esse período, o medicamento não deve ser utilizado. NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
Se você for uma mulher em idade potencial de gravidez6, deve estar ciente de que o uso de Neumega®  (Oprelvecina) pode apresentar riscos ao feto7. Se você engravidar ou quiser engravidar durante o tratamento com Neumega®  (Oprelvecina), consulte seu médico. Informar ao médico se está amamentando.
Neumega®  (Oprelvecina) destina-se ao uso sob orientação e supervisão de um profissional de saúde8. Se contudo, seu médico recomendar auto-injeção5, você deve ser instruído na preparação de Neumega®  (Oprelvecina), o método apropriado para auto-injeção5 e a dose correta para uso. Você não deve tentar a auto-administração até estar certo de que entendeu as instruções do profissional de saúde8. Cada dose deve ser administrada aproximadamente no mesmo horário, todos os dias. Se perder uma dose, continue com a próxima dose programada.
Modo de usar
Um frasco novo de Neumega®  (Oprelvecina) e água estéril para injeção5, USP, devem ser utilizados para preparar cada dose. Não use Neumega®  (Oprelvecina) ou água estéril para injeção5, USP fora da data de validade estampada no frasco. Qualquer porção não utilizada de Neumega®  (Oprelvecina) reconstituído ou de água estéril para injeção5, USP, restante no frasco deve ser descartada. Uma vez que nem o pó de Neumega®  (Oprelvecina) injetável nem a água estéril para injeção5, USP contêm conservantes, os frascos de dose única não devem ser reutilizados.
Neumega®  (Oprelvecina) deve ser usado assim que possível dentro de no máximo 3 horas após a reconstituição. A solução reconstituída de Neumega®  (Oprelvecina) deve ser armazenada no frasco por até 3 horas, seja em temperatura ambiente até 25ºC, ou sob refrigeração, entre 2 e 8ºC. A solução reconstituída não deve ser armazenada em uma seringa9.
OBSERVAÇÃO: Siga a técnica asséptica na reconstituição e administração conforme demonstrado pelo profissional da saúde8.
Reconstituindo Neumega®  (Oprelvecina)
1. Tenha todo o material necessário (quatro chumaços de algodão com álcool estéril, seringa9, agulha, frasco de Neumega®  (Oprelvecina) e água estéril para injeção5, USP) disponível antes de iniciar a reconstituição. Lave as mãos10 completamente com água e sabão antes de preparar o medicamento.
2. Tire a tampa protetora do frasco com o rótulo "água estéril para injeção5, USP" e do frasco com o rótulo "Neumega®  (Oprelvecina)". Esfregue a parte superior de cada frasco com um chumaço de algodão com álcool estéril, usando um chumaço diferente para cada frasco. Deixe os chumaços na parte superior dos frascos.
3. Remova a seringa9 e agulha da embalagem estéril. Prenda a agulha à seringa9 (se a agulha ainda não estiver presa). Remova a cobertura protetora da extremidade da seringa9. Não toque a agulha com as mãos10 nem a deixe em contato com outras superfícies.
4. Faça retroceder o êmbolo11 da seringa9 até a marca de 1,2 ml.
5. Remova o chumaço de algodão com álcool da extremidade superior do frasco com o rótulo "água estéril para injeção5, USP." Mantenha o frasco em posição vertical e empurre a agulha até o centro da tampa de borracha. Injete o ar da seringa9 dentro do frasco.
6. Mantenha a agulha no frasco e gire-o suavemente com a agulha dentro dele de cabeça12 para baixo. Retire 1,0 ml de água estéril para injeção5, USP fazendo o êmbolo11 retroceder lentamente. Certifique-se de que a extremidade da agulha permaneça dentro do líquido o tempo todo.
7. Remova a seringa9 do frasco de água estéril para injeção5, USP. Descarte o frasco usado. Remova o chumaço de algodão com álcool do frasco Neumega®  (Oprelvecina). Mantenha o frasco de Neumega®  (Oprelvecina) na vertical e empurre a agulha da seringa9 contendo água estéril para injeção5, USP pelo centro da tampa de borracha. Pressione o êmbolo11 da seringa9 LENTAMENTE. Aponte o jato de água estéril para baixo da parede interior do frasco.
Sem remover a seringa9, SUAVEMENTE gire o frasco até que o pó se dissolva.
NÃO AGITE O FRASCO. (Agitá-lo causará formação de espuma). Uma vez misturada, a solução deve ser incolor e livre de quaisquer partículas. NÃO injete se houver qualquer escurecimento ou se forem observadas partículas.
8. Gire o frasco e a seringa9 de cabeça12 para baixo. Mantenha a extremidade superior da agulha na solução e lentamente faça o êmbolo11 retroceder preenchendo a seringa9 até a marca especificada, conforme a dose que estiver sendo administrada. Se aparecerem bolhas na seringa9, empurre-as de volta para o frasco. Aspire o restante da medicação até a marca especificada.
9. Retire a agulha do frasco. Segure a seringa9 e a agulha em posição retilínea e bata levemente em um lado da seringa9 para conduzir qualquer bolha13 para a parte superior.
10. Segure a seringa9 em posição vertical e pressione o êmbolo11 levemente para empurrar o ar para fora da agulha. Uma pequena quantidade de solução pode sair da seringa9. Isso terá garantido que todo o ar foi removido da seringa9.
Injetando Neumega®  (Oprelvecina)
1. Identifique a área do abdômen, coxa14 ou quadril (ou parte superior do braço se não for auto injeção5). Selecione um local diferente cada vez que Neumega®  (Oprelvecina) for injetado. Isso irá ajudá-lo a evitar irritação em uma área.
2. Desinfete a pele15 no local onde a injeção5 deverá ser aplicada com um chumaço de algodão com álcool. Segure a seringa9 "como um dardo" entre o polegar e o primeiro dedo mais próximo à conexão seringa9/agulha.
3. Com a outra mão16, pinçar aproximadamente 2 cm da pele15 usando os dedos polegar e indicador, formando uma saliência na pele15 no local da injeção5.
4. Insira a agulha rapidamente na pele15 em um ângulo de 45º. Solte a pele15 pinçada.
5. SUAVEMENTE faça retroceder o êmbolo11 da seringa9. Se entrar sangue17 na seringa9, não injete. Tire a agulha da pele15 e injete-a em um local diferente desinfetado.
6. Injete Neumega®  (Oprelvecina) empurrando lentamente todo o êmbolo11 para baixo em um movimento contínuo.
7. Segure um novo chumaço de algodão com álcool perto da agulha e puxe a agulha para fora a pele15. Pressione o chumaço de algodão com álcool sobre o local da injeção5 por vários segundos. NÃO ESFREGUE O LOCAL.
8. NÃO TAMPE A AGULHA NOVAMENTE. Imediatamente após o uso, descarte a seringa9 usada e a agulha dentro do "Recipiente de Descarte".
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento com Neumega®  (Oprelvecina)
Assim como qualquer medicação, o uso de Neumega®  (Oprelvecina) pode estar associado a efeitos adversos. Em estudos clínicos, esses efeitos foram em geral de intensidade leve a moderada e cessaram após o tratamento. Os efeitos adversos mais comuns observados nos estudos com Neumega®  (Oprelvecina) foram edema18 (tumefação19) dos braços e/ou pernas, respiração acelerada quando em movimento constante, e anemia20. Esses efeitos adversos estão provavelmente relacionados com a retenção de líquidos. Edema18 e respiração acelerada durante esforço físico podem ocorrer dentro da primeira semana de tratamento e pode continuar durante a administração de Neumega®  (Oprelvecina). Também é possível que você apresente batimentos cardíacos irregulares. Se você apresentar dor no peito21, respiração acelerada, fadiga22, embaçamento da visão23, ou pulsação irregular persistente, entre em contato com seu médico. Se você tiver qualquer outro problema, que considere ou não relacionado com Neumega®  (Oprelvecina), entre em contato com seu médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
A administração parenteral de qualquer produto biológico deve ser controlada através de cuidados especiais em caso de ocorrência de reação alérgica24 ou desagradável.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE8.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
2 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
3 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
4 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
5 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
10 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
11 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
12 Cabeça:
13 Bolha: 1. Erupção cutânea globosa entre as camadas superficiais da epiderme, cheia de serosidade, líquido claro, pus ou sangue, causada por inflamação, queimadura, atrito, efeito de certas enfermidades, etc. Deve ter mais de 0,5 cm. Quando tem um tamanho menor devem ser chamadas de âvesículasâ. 2. Bola ou glóbulo cheio de gás, ar ou vapor que se forma (ou se formou) em alguma substância líquida ou pastosa, especialmente ao ser agitada ou por ebulição ou fermentação. 3. Saliência oca em uma superfície.
14 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
15 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
16 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
17 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
18 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
19 Tumefação: Ato ou efeito de tumefazer-se. Em patologia, significa aumento de volume em algum tecido do corpo; tumor, intumescência, inchação.
20 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
21 Peito: Parte superior do tronco entre o PESCOÇO e o ABDOME; contém os principais órgãos dos sistemas circulatório e respiratório. (Tradução livre do original
22 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
23 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
24 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.