INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ZOMIG E ZOMIG OD

Atualizado em 28/05/2016

Não há evidência de que o uso concomitante de medicamentos para a profilaxia da enxaqueca1 tenha qualquer efeito sobre a eficácia ou efeitos não desejados do ZOMIG comprimidos revestidos e do ZOMIG OD (por exemplo: beta-bloqueadores, diidroergotamina oral, pizotifeno).
A farmacocinética e a tolerabilidade de ZOMIG comprimidos revestidos e de ZOMIG OD  não foram afetadas por tratamentos sintomáticos agudos tais como paracetamol, metoclopramida e ergotamina.
A administração concomitante de outros agonistas de 5-HT1D dentro de 12 horas após o tratamento com ZOMIG comprimidos revestidos ou com ZOMIG OD deve ser evitada.
Após a administração de moclobemida, um inibidor específico da MAO2-A, houve um pequeno aumento da área sob a curva (26%) para zolmitriptana e um aumento de 3 vezes na área sob a curva do metabólito3 ativo. Portanto, recomenda-se a dose máxima de 7,5 mg de ZOMIG comprimidos revestidos ou de ZOMIG OD em 24 horas em pacientes que estejam tomando inibidor da MAO2-A.
Têm sido relatadas reações vasoespásticas causada por drogas do tipo Ergot. Devido à possibilidade teórica de que estes efeitos possam ser aditivos, deve-se ter um intervalo de 24 horas entre o uso de medicamento contendo ergotamina ou tipo-ergot (como diidroergotamina ou metilsergida) e zolmitriptana. É aconselhável esperar no mínimo 6 horas após a administração de ZOMIG e antes de administrar formulação contendo ergotamina.

Após a administração de cimetidina, um inibidor geral de P450, a meia-vida de zolmitriptana foi elevada em 44% e a AUC4 aumentou em 48%. Além disto, foram dobradas a meia-vida e a AUC4 do metabólito3 ativo N-desmetilado (183C91). É recomendada uma dose máxima de 5 mg de ZOMIG comprimidos revestidos ou de ZOMIG OD em 24 horas para pacientes5 que tomam cimetidina. Baseado no perfil de interação global, uma interação com inibidores da  isoenzima CYP1A2 do citocromo P450 não pode ser excluída. Portanto,  a mesma redução da dose é recomendada com componentes deste tipo, assim como fluvoxamina e antibióticos do grupo das quinolonas (ex.: ciprofloxacina). Após a administração de rifampicina, não foram observadas diferenças clínicas relevantes nas propriedades farmacocinéticas de zolmitriptana ou do seu metabólito3 ativo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
2 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
3 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
4 AUC: A área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve ou Curva Característica de Operação do Receptor), também chamada de AUC, representa a acurácia ou performance global do teste, pois leva em consideração todos os valores de sensibilidade e especificidade para cada valor da variável do teste. Quanto maior o poder do teste em discriminar os indivíduos doentes e não doentes, mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, no ponto que representa a sensibilidade e 1-especificidade do melhor valor de corte. Quanto melhor o teste, mais a área sob a curva ROC se aproxima de 1.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.