POSOLOGIA CEFACLOR

Atualizado em 28/05/2016
Adultos: A posologia habitual é de 500 mg, a cada 8 horas. Para o tratamento de infecções1 graves e infecções1 por microrganismos menos sensíveis a posologia é de 100 mg a cada 8 horas. Para o tratamento de infecções1 leves e em infecções1 não complicadas das vias urinárias a dose é de 250 mg a cada 8 horas. Para o 17/08/2001 Modelo de Bula - comércio 10n
tratamento de uretrite2 gonocócica aguda, em homens e mulheres, é administrada uma dose única de 3 g combinada com 1 g de probenecida. Foram administradas doses de 4 g ao dia com segurança a indivíduos normais por 28 dias, entretanto, a posologia total não deve exceder a esta quantidade.
Crianças: a posologia habitual diária recomendada é de 20 mg/kg/dia em doses divididas a cada 8 horas. Para bronquite e pneumonia3, a posologia é de 20mg/kg/dia em doses administradas 3 vezes ao dia. Em infecções1 mais graves, otite média4 e infecções1 causadas por microrganismos menos sensíveis, recomenda-se 40 mg/kg/dia, com um máximo de 1 g/dia.
Pacientes com função renal5 diminuída: o Cefaclor também pode ser administrado na presença de insuficiência renal6 sem adaptação da dose. A hemodiálise7 reduz a meia-vida sérica do Cefaclor em 25% a 30%. Nos pacientes que regularmente fazem hemodiálise7 deve ser dado um dose inicial de 250 mg a 1 g de Cefaclor antes da diálise8.
No tratamento de infecções1 causadas por estreptococos beta-hemolíticos, a dose terapêutica9 de Cefaclor deve ser administrada no mínimo por 10 dias.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Uretrite: Inflamação da uretra de causa geralmente infecciosa. Manifesta-se por ardor ao urinar e secreção amarelada drenada pela mesma. Em mulheres esta secreção pode não ser evidente.
3 Pneumonia: Inflamação do parênquima pulmonar. Sua causa mais freqüente é a infecção bacteriana, apesar de que pode ser produzida por outros microorganismos. Manifesta-se por febre, tosse, expectoração e dor torácica. Em pacientes idosos ou imunodeprimidos pode ser uma doença fatal.
4 Otite média: Infecção na orelha média.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
7 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
8 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
9 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.