INFORMAÇÕES AO PACIENTE CEFADROXIL

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento: Cefadroxil está indicado no tratamento de infecções1 causadas por microorganismos sensíveis. A eficácia de Cefadroxil manifesta-se pela melhora do estado geral do paciente com a regressão dos sinais2 e sintomas3 da infecção4.

Cuidados de armazenamento: Cefadroxil deve ser protegido da luz e umidade. Conservar em temperatura inferior a 25ºC. Conservar o frasco da suspensão bem fechado. Prazo de validade : Desde que observados os cuidados de armazenamento, este produto apresenta o prazo de validade de 36 meses, a contar da data de sua fabricação. O número de lote, a data de fabricação e a validade estão impressos no cartucho.

Após a reconstituição, a suspensão oral de Cefadroxil monoidratado é estável por 14 dias em temperatura abaixo de 25ºC. Este medicamento não deverá ser utilizado caso o prazo de validade esteja vencido. Modo de usar : Cefadroxil pó para suspensão: Agitar o frasco para dispersar o pó. Adicionar água filtrada até a linha gravada no corpo do frasco. Agitar o frasco novamente. Adicionar água filtrada novamente, em pequenas porções, até que a suspensão reconstituída atinja a linha marcada no corpo do frasco. Cada 5 mL da suspensão contém 250mg ou 500mg de Cefadroxil monoidratado. Agite bem antes de cada administração. Fechar o frasco após o uso. Para maiores esclarecimentos ver item Intruções de uso - Preparo e estabilidade da suspensão oral. Gravidez5 e lactação6: Informe seu médico a ocorrência de gravidez5 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando. Cefadroxil monoidratado não é recomendado durante a gravidez5 e lactação6. Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reações Adversas : Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: eventuais reações alérgicas, náuseas7, vômitos8 e diarréia9. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Ingestão concomitante com outras substâncias : CEFADROXIL monoidratado poderá ser administrado antes ou após as refeições. Assim como aos demais antibióticos, é desaconselhável a administração concomitante com bebida alcoólica. Precauções : Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Contra-indicações: CEFADROXIL monoidratado é contra-indicado em pacientes com história de reações alérgicas às cefalosporinas. Aconselha-se cautela quando da administração de cefalosporinas em pacientes alérgicos à penicilina. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO: PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE10. INFORMAÇÕES TÉCNICAS Farmacodinâmica Cefadroxil monoidratado é um medicamento cefalosporínico. Sua ação bactericida deve-se à inibição da síntese da parede celular bacteriana. Microbiologia Cefadroxil monoidratado é ativo in vitro contra os seguintes microorganismos: - Estreptococos beta-hemolíticos

Estafilococos, incluindo cepas11 produtoras de penicilinase, coagulase positiva e coagulase negativa. - Estreptococos pneumoniae - Escherichia coli - Proteus mirabilis - Klebsiella sp - Moraxela (Branhamella) catarrhalis - Bacteroides species (excluindo Bacteroides fragilis) Outras cepas11 de organismos sensíveis Gram-negativos incluem algumas cepas11 de H. influenzae, Salmonella sp. e Shigella sp. A maioria das cepas11 de Enterococos (Enterococos faecalis e E. faecium) são resistentes ao CEFADROXIL monoidratado. Cefadroxil monoidratado é inativo contra a maioria das cepas11 de Enterobacter sp., Morganella morganii (anteriormente Proteus morganii) e Proteus vulgaris. Não tem atividade contra Pseudomonas sp. e Acinetobacter calcoaceticus (anteriormente, Mima e Herellea sp.). Testes de Sensibilidade em Disco Um procedimento laboratorial recomendado utiliza disco com cefalosporina para o teste de sensibilidade; as interpretações correlacionam os diâmetros da zonas de inibição deste disco com os valores de Concentração Inibitória Mínima (CIM) do CEFADROXIL monoidratado. De acordo com este procedimento, um relato de "sensível" indica que o organismo da infecção4 provavelmente responderá à terapia. Um relato de "resistente" indica que o organismo da infecção4 provavelmente não responderá à terapia. Um relato de "sensibilidade intermediária" sugere que o organismo deverá ser sensível se a infecção4 estiver confinada em área onde concentrações adequadas da droga possam ser atingidas como, por exemplo, o trato urinário12. Farmacocinética Absorção Cefadroxil monoidratado é rapidamente absorvido após administração oral e ao final de 1 a 3 horas se obtem as concentrções máximas da substância ativa. Distribuição Após doses únicas de 500 e 1000 mg, os picos médicos de concentrações séricas foram de aproximadamente 16 e 28 mcg/mL, respectivamente. A ligação proteica do Cefadroxil monoidratado às proteínas13 plasmáticas é de aproximadamente 15 a 20%. Concentrações da substância ativa, clinicamente relevantes, são encontradas nas amigdalas14, em tecidos e secreções do trato respiratório, ouvido médio15, pele16, olhos17, na musculatura, nos ossos e articulações18, no fígado19 e bile20, assim como na urina21, na próstata22 e no aparelho genitário feminino. As concentrações séricas no sangue fetal23 e no líquido amniótico24 alcançaram aproximadamente uma terça parte do valor encontrado no soro25 materno, mostrando que o Cefadroxil monoidratado passa através do leite materno em quantidades insignificantes. Cefadroxil monoidratado não atinge níveis terapêuticos no líquido cefalorraquidiano26. Biotransformação
Aproximadamente 90% da droga é excretada inalterada na urina21 dentro de 24 horas. Eliminação O pico de concentração urinária é de aproximadamente 1800mcg/mL após uma dose oral única de 500 mg. Aumentos de dosagem geralmente produzem aumento proporcional na concentração urinária de Cefadroxil. A concentração do antibiótico na urina21, após dose de 1 grama27, foi mantida bem acima da CIM (concentração inibitória mínima) dos patógenos urinários sensíveis, por 20 a 22 horas. Dados de segurança pré clínicos Estudos de reprodução28 realizados em camundongos e ratos não têm revelado qualquer evidência de redução da fertilidade ou dano ao feto29 que pudessem ser atribuídos ao Cefadroxil. Indicações CEFADROXIL monoidratado está indicado no tratamento de infecções1 causadas por microorganismos sensíveis. NOTA: Testes de sensibilidade e cultura deverão ser realizados antes do início e durante a terapia. Estudos de função renal30 devem ser executados quando indicados. Procedimentos cirúrgicos devem ser conduzidos quando indicados. NOTA: Somente penicilina por via intramuscular mostrou ser eficaz na profilaxia da febre reumática31. CEFADROXIL monoidratado é geralmente eficaz na erradicação de estreptococos da orofaringe32. No entanto, dados estabelecendo a eficácia do CEFADROXIL monoidratado na profilaxia da febre reumática31 subseqüente não estão disponíveis.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
8 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
9 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
11 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
12 Trato Urinário:
13 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
14 Amígdalas: Designação comum a vários agregados de tecido linfoide, especialmente o que se situa à entrada da garganta; tonsila.
15 Ouvido médio: Atualmente denominado orelha média, é constituído pela membrana timpânica, cavidade timpânica, células mastoides, antro mastoide e tuba auditiva. Separa-se da orelha externa através da membrana timpânica e se comunica com a orelha interna através das janelas oval e redonda.
16 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
17 Olhos:
18 Articulações:
19 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
20 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
21 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
22 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
23 Sangue Fetal: Sangue do feto. A troca de nutrientes e de resíduos entre o sangue fetal e o materno ocorre através da PLACENTA. O sangue do cordão é o sangue contido nos vasos umbilicais (CORDÃO UMBILICAL) no momento do parto.
24 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
25 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
26 Líquido cefalorraquidiano: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
27 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
28 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
29 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
30 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
31 Febre reumática: Doença inflamatória produzida como efeito inflamatório anormal secundário a infecções repetidas por uma bactéria chamada estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Caracteriza-se por inflamação das articulações, febre, inflamação de uma ou mais de uma estrutura cardíaca, alterações neurológicas, eritema cutâneo. Com o tratamento mais intensivo da faringite estreptocócica, a freqüência desta doença foi consideravelmente reduzida.
32 Orofaringe: Parte mediana da faringe, entre a boca e a rinofaringe.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.