INFORMAÇÕES TÉCNICAS BONAR

Atualizado em 28/05/2016

CARACTERÍSTICAS
BONAR (sulfato de bleomicina) é uma mistura de antibióticos glicopeptídicos
citotóxicos1 isolados de uma cepa2 do Streptomyces verticillus. O sulfato de bleomicina é solúvel em água.
Embora o mecanismo de ação da bleomicina não seja totalmente conhecido, existem
evidências que indicam que o principal modo de ação é a inibição da síntese de DNA,
com alguma evidência de menor inibição da síntese de RNA e de proteínas3.
A bleomicina tem rápida distribuição pelo organismo e apresenta concentrações
maiores na pele4, pulmão5, rim6, peritônio7 e linfonodos8. Não atravessa a barreira hematoencefálica e praticamente não apresenta ligação à albumina9 (1%).
Em pacientes com função renal10 normal, 60 a 70% de uma dose administrada podem
ser recuperados na urina11 de forma inalterada. Em pacientes com clearance de
creatinina12 > 35 ml/min, a meia-vida de eliminação da bleomicina é de
aproximadamente 115 minutos.
Em pacientes com clearance de creatinina12 < 35 ml/min, a meia-vida de eliminação
aumenta exponencialmente conforme o clearance de creatinina12 diminui. Há relatos de
que pacientes com insuficiência renal13 moderadamente severa excretam menos de 20% da dose na urina11. Tal fato pode sugerir que a insuficiência renal13 severa pode levar ao acúmulo da droga no sangue14.
Quando ocorre administração intrapleural, para tratamento de efusão15 pleural maligna, a bleomicina age como agente esclerosante.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
2 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
6 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
7 Peritônio: Membrana serosa que recobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos.
8 Linfonodos: Gânglios ou nodos linfáticos.
9 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
10 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
11 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
12 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
13 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
14 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
15 Efusão: 1. Saída de algum líquido ou gás; derramamento, espalhamento. 2. No sentido figurado, manifestação expansiva de sentimentos amistosos, de afeto, de alegria. 3. Escoamento de um gás através de uma pequena abertura, causado pela agitação térmica das moléculas do gás. 4. Derramamento de lava relativamente fluida sobre a superfície terrestre.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.