POSOLOGIA E INSTRUÇÕES DE USO TIMASEN SR

Atualizado em 28/05/2016

As cápsulas devem ser administradas por via oral 2 vezes ao dia, independentemente dos horários das refeições, engolidas inteiras com água. Como acontece com todas as drogas analgésicas, a dose de TIMASEN SR (cloridrato de tramadol) deve ser ajustada dependendo da gravidade da dor e da resposta clínica individual do paciente. A dose usada deve ser a menor dose analgésica eficaz.

Adultos e crianças acima de 14 anos: A dose inicial é de 50-100 mg duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Esta dose pode ser titulada até 150-200 mg duas vezes ao dia de acordo com a gravidade da dor.

Se for necessário tratamento a longo prazo da dor, em virtude da natureza e gravidade da doença, deve haver monitorização cuidadosa e regular (se necessário com pausas no tratamento) para estabelecer se tratamento posterior é necessário e o tempo de duração.

Dose oral diária total de 400 mg não deve ser excedida exceto em circunstâncias clínicas especiais.

Pacientes idosos:
Mesma dose de adultos, entretanto deve-se levar em consideração que pacientes com mais de 75 anos tendem a ter um aumento na biodisponibilidade absoluta de 17% e na meia-vida terminal do tramadol. Ajuste de dose ou intervalo pode ser necessário.

Pacientes com insuficiência renal1 ou hepática2:
Como a eliminação do tramadol pode ser prolongada em pacientes com insuficiência renal1 e/ou hepática2, o uso de tramadol não é recomendado. Em casos moderados pode ser necessário ajuste do intervalo de dose.

Pacientes com dificuldade em engolir:
Abrir as cápsulas cuidadosamente e depositar o conteúdo em uma colher. A colher deve ser levada à boca3 , seguida por um gole da água. O conteúdo não deve ser mastigado ou amassado.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.