COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO CARDURAN XL

Atualizado em 28/05/2016

ASPECTO FÍSICO
Carduran® XL (mesilato de doxazosina) apresenta-se na forma de comprimidos redondos, biconvexos, com filme de revestimento branco.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
O produto apresenta odor e sabor característicos.

DOSAGEM
Hiperplasia1 Prostática Benigna:

O efeito ideal de Carduran® XL (doxazosina) pode levar até 4 semanas e 4 mg em dose única diária é suficiente, na maioria dos casos, para controlar a doença. Porém, após esse período, dependendo de sua resposta ao medicamento, seu médico pode aumentar a dose para 8 mg em dose única diária. Essa é a dose máxima recomendada 1 vez ao dia.

Hipertensão2:

Os pacientes estabilizados com 1 a 4 mg diários de Carduran® na forma de comprimidos simples podem ser controlados com sucesso com 4 mg diários de Carduran® XL comprimidos de liberação controlada. Os pacientes estabilizados com 8 mg diários de Carduran® na forma de comprimidos simples podem ser controlados com 8 mg diários de Carduran® XL comprimidos de liberação controlada.

Uso em Idosos: a mesma dose recomendada para adultos jovens pode ser utilizada em idosos.

Uso em Pacientes com  Insuficiência Renal3: as doses usuais podem ser administradas nesses pacientes.

Uso em Pacientes com Insuficiência Hepática4: Carduran® XL deve ser administrado com cuidado nesses pacientes (vide "Advertências").

Uso em crianças: não use Carduran® XL em crianças. A segurança e eficácia da doxazosina não foram estabelecidas em pacientes pediátricos (vide "Advertências").

Este medicamento é de uso contínuo.

Instruções no esquecimento da dose

Caso você esqueça de tomar Carduran® XL no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

COMO USAR
Você pode ingerir Carduran® XL com ou sem alimentos. Você deve ingerir os comprimidos inteiros, com uma quantidade de líquido suficiente. Você não deve mastigá-los, dividi-los ou triturá-los. Os comprimidos de Carduran® XL foram formulados sob a forma de uma cápsula não-absorvível, feita especialmente para permitir a liberação lenta do princípio ativo (doxazosina) para absorção. Quando a absorção do medicamento se completa, o invólucro/comprimido vazio é eliminado pelo organismo. Dessa forma, não se preocupe se por acaso notar nas fezes algo parecido com um invólucro/comprimido.

SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.

NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

ESTE MEDICAMENTO NÃO PODE SER PARTIDO OU MASTIGADO.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Hiperplasia: Aumento do número de células de um tecido. Pode ser conseqüência de um estímulo hormonal fisiológico ou não, anomalias genéticas no tecido de origem, etc.
2 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.