RESULTADOS DE EFICÁCIA HUMALOG

Atualizado em 28/05/2016

Em estudos cruzados abertos de 1008 pacientes com diabetes tipo 11 e 722 pacientes com diabetes tipo 22, Humalog reduziu a glicose3 pós-prandial comparada com insulina4 humana regular. A significância clínica da melhora da hiperglicemia5 pós-prandial não foi estabelecida.

Em estudos paralelos de 12 meses em pacientes com diabetes6 tipos 1 e 2, HbA1c7
não diferiu entre os pacientes tratados com insulina4 humana regular e aqueles tratados com Humalog.

Hipoglicemia8 Enquanto a taxa geral de hipoglicemia8 não diferiu entre pacientes com diabetes6 tipos 1 e 2 tratados com Humalog comparado com insulina4 humana regular, pacientes com diabetes tipo 11 tratados com Humalog tiveram menos episódios hipoglicêmicos entre meia-noite e 6 horas da manhã. A menor taxa de hipoglicemia8 no grupo tratado com Humalog pode ter sido relacionada a níveis mais altos de glicemia9 noturna, como refletido por um pequeno aumento nos níveis médios de glicemia9 em jejum.

Humalog em combinação com agentes sulfoniluréia Em um estudo de 2 meses em pacientes com hiperglicemia5 em jejum apesar da dose máxima de sulfoniluréias10 (SU), os pacientes foram randomizados a um de três regimes de tratamento; HumulinNPH ao deitar junto com SU, Humalog três vezes ao dia antes das refeições junto com SU, ou Humalog três vezes ao dia antes das refeições e Humulin NPH ao deitar. A combinação de Humalog e SU resultou na melhora da HbA1c7
acompanhado de um ganho de peso.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
4 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
5 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
6 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
7 HbA1C: Hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada, glico-hemoglobina ou HbA1C e, mais recentemente, apenas como A1C é uma ferramenta de diagnóstico na avaliação do controle glicêmico em pacientes diabéticos. Atualmente, a manutenção do nível de A1C abaixo de 7% é considerada um dos principais objetivos do controle glicêmico de pacientes diabéticos. Algumas sociedades médicas adotam metas terapêuticas mais rígidas de 6,5% para os valores de A1C.
8 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
9 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
10 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.