
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS HUMALOG
AS NECESSIDADES DE INSULINA1 PODEM SER AUMENTADAS POR DROGAS COM ATIVIDADE HIPERGLICEMIANTE, TAIS COMO OS ANTICONCEPCIONAIS ORAIS, OS CORTICOSTERÓIDES OU TERAPIA DE REPOSIÇÃO TIROIDEANA. PODEM SER REDUZIDAS POR DROGAS COM ATIVIDADE HIPOGLICEMIANTE2, TAIS COMO HIPOGLICEMIANTES ORAIS3, SALICILATOS, ANTIBIÓTICOS DO TIPO SULFA , ALGUNS ANTIDEPRESSIVOS (INIBIDORES DA MAO4), CERTOS INIBIDORES DAS ENZIMAS CONVERSORAS DE ANGIOTENSINA, BLOQUEADORES BETA-ADRENÉRGICOS5, INIBIDORES DA FUNÇÃO PANCREÁTICA E ÁLCOOL. BLOQUEADORES BETA-ADRENÉRGICOS5 PODEM MASCARAR OS SINTOMAS6 DE HIPOGLICEMIA7 EM ALGUNS PACIENTES.
EM PACIENTES COM DIABETES TIPO 28 USANDO AS DOSES MÁXIMAS DE SULFONILURÉIAS9, OS ESTUDOS MOSTRARAM QUE A ADIÇÃO DE INSULINA LISPRO10 REDUZ SIGNIFICANTEMENTE A HbA1c11 COMPARADO COM PACIENTES QUE CONTINUARAM O TRATAMENTO SÓ COM SULFONILURÉIA.
INFORMAR AO MÉDICO O USO DE OUTRAS DROGAS ALÉM DA INSULINA LISPRO10.
NÃO FORAM ESTUDADOS OS EFEITOS DA MISTURA DE INSULINA LISPRO10 COM INSULINAS DE ORIGEM ANIMAL.
REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS
ESTUDOS CLÍNICOS COMPARANDO A INSULINA LISPRO10 COM A INSULINA REGULAR12 HUMANA NÃO DEMONSTRARAM DIFERENÇAS NA FREQUÊNCIA DE EVENTOS ADVERSOS ENTRE AMBOS OS TRATAMENTOS.
DADOS DE ESTUDOS CLÍNICOS - AS REAÇÕES ADVERSAS COMUMENTE ASSOCIADAS COM INSULINA1 INCLUEM:
ORGANISMO COMO UM TODO: REAÇÕES ALÉRGICAS.
PELE13 E ESTRUTURAS: REAÇÃO NO LOCAL DA INJEÇÃO14, LIPODISTROFIA15, PRURIDO16 E ERUPÇÃO17 CUTÂNEA18. A ALERGIA19 LOCAL COMO VERMELHIDÃO, INCHAÇO20 OU PRURIDO16 PODE OCORRER NO LOCAL DA INJEÇÃO14. ESTAS REAÇÕES MENORES GERALMENTE DESAPARECEM EM POUCOS DIAS OU SEMANAS. EM ALGUNS CASOS, ESTAS REAÇÕES PODEM ESTAR RELACIONADAS A OUTROS FATORES, TAIS COMO IRRITAÇÃO CAUSADA POR SUBSTÂNCIAS PARA LIMPEZA DA PELE13 OU TÉCNICAS INADEQUADAS DE INJEÇÃO14.
A ALERGIA19 SISTÊMICA É MENOS COMUM, MAS É POTENCIALMENTE MAIS GRAVE. A ALERGIA19 GENERALIZADA À INSULINA1 PODE CAUSAR ERUPÇÃO17 EM TODO O CORPO, DISPNÉIA21, CHIADO, QUEDA NA PRESSÃO SANGUÍNEA, PULSO ACELERADO OU SUDORESE22. CASOS GRAVES DE ALERGIA19 GENERALIZADA PODEM CAUSAR RISCO DE VIDA.
OUTROS: HIPOGLICEMIA7. A HIPOGLICEMIA7 É UMA DAS REAÇÕES ADVERSAS MAIS FREQÜENTES DA TERAPIA COM INSULINAS, EXPERIMENTADAS PELOS PACIENTES COM DIABETES23. A HIPOGLICEMIA7 GRAVE PODE LEVAR À PERDA DA CONSCIÊNCIA E, EM CASOS EXTREMOS, À MORTE (VER ADVERTÊNCIAS).