ADVERTÊNCIAS FENDICAL

Atualizado em 28/05/2016
Mulheres grávidas, ou que possam tornar-se, devem evitar o contato com o sêmen1 do parceiro que esteja em tratamento com a finasterida, utilizando método protetor de barreira mecânica, como camisinha.Gravidez2: a administração da finasterida por mulheres grávidas, ou que possam tornar-se, é contra-indicada. A finasterida pode causar feminização testicular de fetos do sexo masculino.
Os comprimidos de finasterida não devem ser manuseados, quebrados ou esfarelados por mulheres grávidas. O revestimento dos comprimidos de FENDICAL®  evita o contato da finasterida com a pele3, durante o manuseio normal.
Lactação4: o uso da finasterida é contra indicado.
Pediatria: o uso da finasterida é contra-indicado em crianças.
Idosos do sexo masculino: pacientes com função renal5 e hepática6 normais devem seguir a posologia indicada para adultos. Em homens com mais de setenta anos de idade os níveis plasmáticos da finasterida, no estado de equilíbrio, são geralmente mais elevados devido ao aumento da meia-vida de eliminação do fármaco7. Esta variação farmacocinética não representa significado clínico e, portanto, não é necessária a redução da dose diária.
Insuficiência renal8: não é necessária a redução da dose da finasterida nos casos de insuficiência renal8 leve a moderada.
Insuficiência hepática9: não é conhecida a farmacocinética da finasterida em pacientes com insuficiência hepática9.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sêmen: Sêmen ou esperma. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O sêmen é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
6 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
7 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
8 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
9 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.