
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS FENDICAL
Atualizado em 28/05/2016
Embora não tenham sido realizados estudos específicos de interação, a finasterida foi utilizada concomitantemente com inibidores da enzima1 conversora da angiotensina, inibidores da hidroximetilglutaril-CoA redutase, bloqueadores dos receptores alfa e beta adrenérgicos2, bloqueadores dos canais de cálcio, antagonistas dos receptores H2 de histamina3, antiinflamatórios não-esteróides, quinolonas, benzodiazepínicos, diuréticos4, nitratos e analgésicos5, sem evidências de interações adversas clinicamente significativas.
Interferência em exames laboratoriais: não há relatos de interferência da finasterida em exames laboratoriais.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).
Complementos
1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
3 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
4 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
5 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.