CARACTERÍSTICAS BROMUC

Atualizado em 28/05/2016

O medicamento age diretamente sobre as secreções mucosas1 e mucopurulentas, em particular das vias aéreas, reduzindo sua viscosidade2 sem aumento de volume e influenciando positivamente o transporte mucociliar3. A drenagem4 brônquica propiciada pela N-Acetilcisteína5 assume um caráter relevante no sentido de evitar alterações na estrutura brônquica e uma possível extensão do processo inflamatório. Estudos "in vitro" e "in vivo" atestam que a N-Acetilcisteína5 é capaz de proteger as células6 pulmonares contra o dano provocado por radicais livres oxidantes, seja diretamente como indiretamente pela manutenção e/ou incremento dos níveis de glutationa, da qual é precursora. Por estas propriedades, a N-Acetilcisteína5 alivia os estímulos tussígenos irritativos sem, porém, interferir na tosse produtiva. Também tem sido documentado que a glutationa e seus precursores protegem a atividade de macrófagos7 e neutrófilos8 bem como exaltam a atividade linfocitária, o que sugere uma possível atividade imunomoduladora da N-Acetilcisteína5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
2 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
3 Mucociliar: O aparelho mucociliar tem como principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao trato respiratório através do transporte pelos cílios, ou alternativamente, pela tosse e espirro, nos quadros de hiperprodução de muco, como rinite alérgica, rinossinusites, bronquite crônica, fibrose cística e asma.
4 Drenagem: Saída ou retirada de material líquido (sangue, pus, soro), de forma espontânea ou através de um tubo colocado no interior da cavidade afetada (dreno).
5 Acetilcisteína: Derivado N-acetil da cisteína. É usado como um agente mucolítico para reduzir a viscosidade das secreções mucosas.
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Macrófagos: É uma célula grande, derivada do monócito do sangue. Ela tem a função de englobar e destruir, por fagocitose, corpos estranhos e volumosos.
8 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS BROMUC?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.