CARACTERÍSTICAS DNAREN

Atualizado em 28/05/2016

O diclofenaco sódico é um composto não esteróide que possui pronunciadas propriedades anti-reumáticas, antiinflamatórias, analgésicas e antipiréticas, pois seu mecanismo de ação envolve a inibição da biossíntese das prostaglandinas1 que têm um papel de destaque na origem da inflamação2, da dor e da febre3.O diclofenaco sódico é rapidamente absorvido pelo tubo digestivo, ou a partir do local da injeção4, atingindo concentrações máximas a partir de uma hora após a ingestão e 20 minutos após a aplicação intramuscular.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS DNAREN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.