INFORMAÇÕES AO PACIENTE CIPRO XR

Atualizado em 28/05/2016
Cipro® XR é um antibiótico de amplo espectro. Se adequadamente indicado, os sinais1 e sintomas2 da doença devem melhorar em, no mínimo, três dias de tratamento. Cipro® XR deve ser guardado na embalagem original, em local seco e temperatura ambiente entre 15 e 30°C. Deve ser utilizado até o vencimento do seu prazo de validade, indicado na embalagem do produto.Cipro® XR não deve ser administrado a mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe também se estiver amamentando. O comprimido deve ser ingerido com um pouco de líquido, independentemente das refeições. Cipro® XR não pode ser partido ou mastigado. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Cipro® XR pode provocar reações gastrintestinais (náusea4, vômito5, diarréia6, dor abdominal, dispepsia7, falta de apetite, monilíase ou sapinho e flatulência ou gases intestinais), sensação de cansaço e de fraqueza, reações de pele8 (vermelhidão, coceira e inchaço9), dores nas articulações10, tontura11, dor na cabeça12, insônia, agitação, confusão e alterações do paladar13. Essas reações são incomuns, porém, em qualquer eventualidade, informe a seu médico.
Se ocorrer diarréia6 grave e persistente, o tratamento deve ser interrompido e o médico consultado. Ao primeiro sinal14 de tendinite15, a administração de Cipro® XR deve ser suspensa e evitados os exercícios físicos, sendo necessário consultar um médico.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. Cipro® XR não deve ser tomado por pessoas alérgicas ao ciprofloxacino ou aos derivados quinolônicos nem por crianças e adolescentes em fase de crescimento.
A absorção do ciprofloxacino é reduzida se usada com ferro, sucralfato ou antiácidos16 e medicamentos tamponados, contendo magnésio, alumínio ou cálcio. Por isso, Cipro® XR deve ser ingerido uma a duas horas antes ou, pelo menos, quatro horas após esses medicamentos. Evitar a administração simultânea de ciprofloxacino e produtos derivados do leite ou bebidas enriquecidas com sais minerais, como leite, iogurte, suco de laranja enriquecido com cálcio. Durante o tratamento com Cipro® XR, o paciente não deve dirigir ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas, principalmente com a ingestão concomitante de álcool. Evitar sol em excesso, pois Cipro® XR pode induzir na pele8 reações de sensibilidade à luz solar. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE17.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
5 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
6 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
7 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Inchaço: Inchação, edema.
10 Articulações:
11 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
12 Cabeça:
13 Paladar: Paladar ou sabor. Em fisiologia, é a função sensorial que permite a percepção dos sabores pela língua e sua transmissão, através do nervo gustativo ao cérebro, onde são recebidos e analisados.
14 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
15 Tendinite: Inflamação de um tendão. Produz-se em geral como conseqüência de um traumatismo. Existem doenças imunológicas capazes de produzir tendinite entre outras alterações.
16 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
17 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.