PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS DOLAMIN FLEX

Atualizado em 28/05/2016

Devido à presença de ciclobenzaprina, pode ocorrer aumento dos efeitos do álcool, barbitúricos ou outros depressores do SNC1. O medicamento deve ser administrado com cautela a pacientes com antecedentes digestivos, de gastrite2 ou úlcera3 do estômago4 ou duodeno5, e àqueles em tratamento com anticoagulantes6.
Em pacientes com perfusão renal7 diminuída, a administração destes fármacos pode precipitar uma descompensação da função renal7, geralmente reversível com a interrupção do tratamento com o fármaco8 em questão.
Um efeito que pode ser observado ocasionalmente durante o tratamento com os antiinflamatórios não esteróides, e que também é mencionado durante o tratamento com clonixinato de lisina, é a elevação dos níveis plasmáticos das transaminases ou de outros parâmetros da função hepática9. Na maioria dos casos, o aumento em relação aos níveis normais é pequeno e transitório.
Devido à presença de ciclobenzaprina, quimicamente relacionada com os antidepressivos tricíclicos e os parassimpaticolíticos, deve-se ter cautela nos casos de retenção urinária10, glaucoma11 de ângulo estreito, aumento da pressão intra-ocular.
A ciclobenzaprina pode diminuir a capacidade mental ou física necessária para realizar tarefas arriscadas (operar máquinas, dirigir veículos, etc.).

Gravidez12
Não existe experiência suficiente com a administração desses fármacos a mulheres grávidas.

Lactação13
Quando o fármaco8 tiver de ser administrado a mulheres no período de lactação13, a relação risco/benefício deve ser avaliada pelo médico.

Uso pediátrico:
Estudos clínicos com ciclobenzaprina em crianças e adolescentes menores de 15 anos não estão disponíveis. Portanto, seu uso é contra-indicado nesta população.

Uso geriátrico:
Como ocorre com todos os antiinflamatórios, deve-se ter cautela ao administrar o medicamento a idosos.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Gastrite: Inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Manifesta-se por dor na região superior do abdome, acidez, ardor, náuseas, vômitos, etc. Pode ser produzida por infecções, consumo de medicamentos (aspirina), estresse, etc.
3 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
4 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
5 Duodeno: Parte inicial do intestino delgado que se estende do piloro até o jejuno.
6 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
7 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
8 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
9 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
10 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
11 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
12 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
13 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.