
REAÇÕES ADVERSAS DOLAMIN FLEX
Em doses terapêuticas, Dolamin Flex® é um medicamento bem tolerado. Excepcionalmente, em particular quando é administrado a indivíduos predispostos, pode ocorrer gastrite1. Devido à associação com ciclobenzaprina, podem ocorrer sonolência, boca2 seca e náuseas3. Com menos freqüência (1 a 3%): astenia4, náuseas3, constipação5 intestinal, dispepsia6, alteração do paladar7, visão8 turva, cefaléia9, nervosismo.
Interações medicamentosas:Outros antiinflamatórios não esteróides (incluindo o ácido acetilsalicílico em doses altas): aumento do risco de úlcera10 do estômago11 e duodeno12 e hemorragias13.
Anticoagulantes14 orais, ticlopidina, heparina (administração sistêmica), trombolíticos: maior risco de hemorragia15.
Lítio: os antiinflamatórios não esteróides em geral aumentam os níveis plasmáticos de lítio.
Metotrexate: o tratamento simultâneo com metotrexate e antiinflamatórios não esteróides pode aumentar a toxicidade16 hematológica do metotrexate.
Diuréticos17: em pacientes desidratados, o tratamento com antiinflamatórios não esteróides aumenta o risco potencial de insuficiência renal18 aguda.
Anti-hipertensivos (ex: betabloqueadores, inibidores da ECA, vasodilatadores, diuréticos17): relatou-se uma diminuição da eficácia anti-hipertensiva por inibição das prostaglandinas19 vasodilatadoras durante o tratamento simultâneo com antiinflamatórios não esteróides. Devido à presença de ciclobenzaprina, a interação com medicamentos inibidores da enzima20 monoaminooxidase (IMAOs) pode ocasionar crise de hipertermia, convulsões e apresentar evolução fatal.