
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS DOLAMIN FLEX
Devido à presença de ciclobenzaprina, pode ocorrer aumento dos efeitos do álcool, barbitúricos ou outros depressores do SNC1. O medicamento deve ser administrado com cautela a pacientes com antecedentes digestivos, de gastrite2 ou úlcera3 do estômago4 ou duodeno5, e àqueles em tratamento com anticoagulantes6.
Em pacientes com perfusão renal7 diminuída, a administração destes fármacos pode precipitar uma descompensação da função renal7, geralmente reversível com a interrupção do tratamento com o fármaco8 em questão.
Um efeito que pode ser observado ocasionalmente durante o tratamento com os antiinflamatórios não esteróides, e que também é mencionado durante o tratamento com clonixinato de lisina, é a elevação dos níveis plasmáticos das transaminases ou de outros parâmetros da função hepática9. Na maioria dos casos, o aumento em relação aos níveis normais é pequeno e transitório.
Devido à presença de ciclobenzaprina, quimicamente relacionada com os antidepressivos tricíclicos e os parassimpaticolíticos, deve-se ter cautela nos casos de retenção urinária10, glaucoma11 de ângulo estreito, aumento da pressão intra-ocular.
A ciclobenzaprina pode diminuir a capacidade mental ou física necessária para realizar tarefas arriscadas (operar máquinas, dirigir veículos, etc.).
Gravidez12
Não existe experiência suficiente com a administração desses fármacos a mulheres grávidas.
Lactação13
Quando o fármaco8 tiver de ser administrado a mulheres no período de lactação13, a relação risco/benefício deve ser avaliada pelo médico.
Uso pediátrico:
Estudos clínicos com ciclobenzaprina em crianças e adolescentes menores de 15 anos não estão disponíveis. Portanto, seu uso é contra-indicado nesta população.
Uso geriátrico:
Como ocorre com todos os antiinflamatórios, deve-se ter cautela ao administrar o medicamento a idosos.