USO EM IDOSOS ZYXEM

Atualizado em 28/05/2016

Recomenda-se ajustar a dose em idosos com insuficiência renal1 de leve a moderada (ver Uso em pacientes com Insuficiência Renal1).

Uso em pacientes com insuficiência renal1: Os intervalos de dose devem ser individualizados de acordo com a função renal2. Consulte a seguinte tabela e ajuste a dose de acordo com o procedimento. Para utilizar esta dosificação, é preciso dispor de uma estimativa do clearance da creatinina3 (CLcr) do paciente, em ml/min. O valor de CLcr (em ml/min) pode ser estimado a partir da determinação de creatinina3 no soro4 (mg/dl5) mediante a seguinte fórmula:

CL cr = [140 - idade (anos)] x peso (kg) (x 0,85 para mulheres)

72 x creatinina3 no soro4 (mg/dl5)

Ajuste da dose em pacientes com insuficiência renal1:

GrupoClearance de creatinina3 (ml/min)
    
Dose e freqüência
Normal
³ 80

1 comprimido, uma vez ao dia
Leve
50-79
    
1 comprimido, uma vez ao dia

Moderada
30-49

1 comprimido, uma vez a cada dois dias
Severa
10-20
    
1 comprimido, uma vez a cada 3 dias
Enfermidade renal2 terminal - pacientes que necessitam de diálise6
< 10
    

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
4 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
5 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
6 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.

Tem alguma dúvida sobre USO EM IDOSOS ZYXEM?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.