INFORMAÇÃO TÉCNICA TRIEXIDYL 5MG-20 BLIST. 10CPS

Atualizado em 28/05/2016
O cloridrato de Triexifenidil é uma amina terciária com propriedades semelhantes à atropina, embora os efeitos colaterais1 indesejáveis sejam menos freqüentes e menos graves do que com esta. O cloridrato de Triexifenidil é uma substância que age inibindo diretamente o sistema nervoso2 parassimpático e apresenta um efeito relaxante na musculatura lisa, exercido diretamente sobre o próprio tecido3 muscular e, indiretamente, através de um efeito inibidor sobre o sistema nervoso2 parassimpático.
O cloridrato de Triexifenidil é usado no tratamento sintomático4 de todas as formas de parkinsonismo e no alívio dos sintomas5 extrapiramidais induzidos pelos medicamentos que agem no sistema nervoso central6 como as fenotiazinas.
A Triexifenidil é bem absorvida no trato gastrintestinal, dentro de uma hora, após administração oral. A meia-vida pode chegar a 10 horas.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
2 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
3 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
4 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.