SUPERDOSAGEM TRIEXIDYL 5MG-20 BLIST. 10CPS

Atualizado em 28/05/2016
Nenhum antídoto1 específico tem sido identificado. O tratamento consiste em terapia sintomática2 e de suporte. O paciente deve ser hospitalizado e monitorado rigorosamente, incluindo ECG contínuo. Se o paciente estiver consciente e não estiver sofrendo convulsões, o estômago3 deverá ser esvaziado imediatamente pela indução de vômito4 ou pela lavagem gástrica5. Deve-se administrar por via IM ou IV lenta, 1 a 2 mg de salicilato de fisostigmina, repetida depois de 2 horas, se necessário (em crianças inicialmente 0,5 mg, repetida em intervalos de 5 minutos até o máximo de 2 mg). Para reverter efeitos tóxicos, no sistema nervoso central6 e cardiovascular, administração de pequenas doses de diazepam ou barbitúrico para controlar a excitação; administração de pilocarpina 0,5% para neutralizar a midríase7.
São essenciais a reposição de líquidos e a redução de hiperpirexia. Lavagem salina intestinal pode também ser administrada. Pode ser conveniente o uso de antagonistas anticolinérgicos.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
2 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
3 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
4 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
6 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
7 Midríase: Dilatação da pupila. Ela pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.