COMPOSIÇÃO &NBSP NOVATIV

Atualizado em 28/05/2016

Comprimidos revestidos de 50 mg - cada comprimido revestido contém:  Sertralina (cloridrato) 50 mg  Excipientes: Amido de Milho, Estearato de Magnésio, Fosfato Bicálcio, Lactose1, Talco, Acetona, Álcool Isopropílico, Dióxido de Titânio e Copolímero Ácido Metacrílico.
- INFORMAÇÕES AO PACIENTE  

NOVATIV (Sertralina) age inibindo a recaptação da Serotonina, ou seja, ela aumenta os níveis de Serotonina no Cérebro2. O aumento no nível deste neurotransmissor leva a melhora dos quadros de depressão.  

Cuidados na Conservação:
O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).  

Prazo de validade:
24 meses após a data de fabricação.  Verifique o prazo de validade no cartucho  Não utilize medicamentos com o prazo de validade vencido.  

Conduta na Gravidez3 e Lactação4:
Não existem estudos específicos e adequadamente comprovados sob a sua ação em seres humanos. Portanto, a sua utilização não é recomendada para pacientes5 grávidas, exceto em casos em que o médico evidenciar um maior benefício que risco ao feto6, por sua utilização. Do mesmo modo, para a gravidez3, não se tem relatos cientificamente comprovados de que Sertralina seja excretada pelo leite materno, não devendo ser utilizada durante a lactação4. Devido à falta de experiência clínica disponível até hoje, as crianças e os recém-nascidos não devem ser tratados com a Sertralina. Informe seu médico da ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.  

Cuidados na Administração:
O tratamento com Sertralina deve ser mantido rigorosamente, sem descontinuidade. Devido ao fato de apresentar-se sob a forma farmacêutica de comprimidos revestidos, sua administração deve ser realizada de maneira correta, isto é, sem a ruptura dos comprimidos. Estudos clínicos com Sertralina têm demonstrado, não haver efeito sobre a coordenação motora. Entretanto, deve-se manter a possibilidade da ocorrência de tais efeitos, evitando-se, portanto, a realização de determinadas tarefas, tais como: dirigir carros e operar máquinas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.  NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO  

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactose: Tipo de glicídio que possui ligação glicosídica. É o açúcar encontrado no leite e seus derivados. A lactose é formada por dois carboidratos menores, chamados monossacarídeos, a glicose e a galactose, sendo, portanto, um dissacarídeo.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
6 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.