INFORMAÇÕES AO PACIENTE IVERMEC

Atualizado em 28/05/2016
· IVERMEC contém ivermectina, um antiparasitário eficaz e potente que atua contra várias espécies de parasitas.· IVERMEC deve ser conservado em lugar seco, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) e protegido da luz, na sua embalagem original até o término de seu uso.
· O número de lote, as datas de fabricação e validade estão carimbados no cartucho do produto.
· Não utilize o medicamento com prazo de validade vencido.
· Informe ao médico a ocorrência de gravidez1 durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando.
· Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
·O comprimido de IVERMEC deve ser ingerido com água e nenhum alimento deve ser consumido 2 horas antes ou após a administração.
· Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
· Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. A ivermectina é bem tolerada pelos seres humanos e as reações adversas observadas com o uso de IVERMEC são, geralmente, de natureza leve e transitória. Raramente podem ocorrer as seguintes reações: febre2 alta, diarréia3, náusea4, vômito5, tontura6, sonolência, tremor e dor abdominal.
· Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
· IVERMEC é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade a ivermectina ou qualquer componente do produto.
· IVERMEC não deve ser utilizado durante a gravidez1 e a amamentação7.
· Durante o tratamento com IVERMEC deve-se fazer o acompanhamento com exames clínicos e laboratoriais complementares:
Estrongiloidíase intestinal: o paciente deve submeter-se a exames de fezes repetidos para certificar-se da ausência de infecção8 por Strongyloides stercoralis.
Oncocercose: como o tratamento com IVERMEC não elimina a forma adulta do parasita9 Onchocerca volvulus, o paciente deve fazer avaliação clínica repetida para detecção do parasita9 e se necessário submeter-se a um novo tratamento. Como os vermes adultos residem em nódulos subcutâneos (oncocercomas), pode-se proceder a retirada cirúrgica desses nódulos para eliminação do verme adulto.
Filaríase: IVERMEC não elimina as formas adultas da Wuchereria bancrofti, portanto o paciente deve continuar com acompanhamento médico.
Escabiose10: o paciente deve retornar ao médico após 1 ou 2 semanas para certificar-se da cura.
Pediculose: as lêndeas que estiverem mais aderidas deverão ser removidas manualmente. Lembrar que as pessoas que entraram em contato com o paciente infectado também devem ser tratadas.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE11. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
5 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
6 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
9 Parasita: Organismo uni ou multicelular que vive às custas de outro, denominado hospedeiro. A presença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc. São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc.
10 Escabiose: Doença contagiosa da pele causada nos homens pelo Sarcoptes scabiei e nos animais por diversos ácaros. Caracteriza-se por intenso prurido e eczema. Popularmente conhecida como sarna ou pereba.
11 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.