INFORMAÇÕES AO PACIENTE UNOPROST

Atualizado em 28/05/2016

Ação esperada do medicamento: UNOPROST contém doxazosina que exerce seu efeito vasodilatador através de bloqueio seletivo e competitivo dos adrenoreceptores, sendo utilizado no tratamento da obstrução do fluxo sangüíneo e dos sintomas1 associados à hiperplasia2 prostática benigna (HPB).Cuidados de armazenamento: UNOPROST comprimidos deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), e ao abrigo da luz e da umidade.
Prazo de validade: Observe o prazo de validade impresso na embalagem externa. Não utilize medicamento com o prazo de validade vencido.
Gravidez3 e lactação4: A segurança do uso de UNOPROST durante a gravidez3 e a amamentação5 não foi ainda estabelecida. Somente o seu médico pode decidir pelo uso deste medicamento se você estiver grávida ou amamentando.
UNOPROST não deve ser administrado a crianças.
Cuidados de administração: Siga rigorosamente as recomendações de seu médico, respeitando sempre os horários, a dosagem prescrita e a duração do tratamento.
Interrupção do tratamento: Não altere as dosagens nem interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
Reações Adversas: O paciente deve procurar imediatamente o seu médico se houver aparecimento de qualquer efeito indesejável ou sintoma6 que considere relacionado à medicação. Durante o tratamento podem ocorrer reações adversas, sendo as mais comuns: tontura7 (principalmente quando o paciente muda de posição), dor de cabeça8, vertigem9, inchaço10, sensação de cansaço e de fraqueza.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Contra-indicações e precauções: Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Não deve ser usado durante a gravidez3 e a lactação4.
UNOPROST é contra-indicado a pacientes que apresentam alergias às quinazolinas.
A hipertensão11 é um fator de risco12 importante para a doença das coronárias, juntamente com taxas altas de colesterol13 e fumo. Assim, é importante verificar seu estilo de vida e seguir com cuidado o tratamento da hipertensão11. A normalização dos níveis de colesterol13 com dieta adequada, exercício, medicamentos (se
necessário), controle de peso e interrupção do hábito de fumar são pontos importantes no tratamento da hipertensão11. Unoprost também ajuda na redução global do risco de doença coronária tanto pela redução da pressão como dos níveis de colesterol13.
O produto UNOPROST 1 mg contém o corante amarelo FD&C no 5 que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma14 brônquica e urticária15, em pessoas suscetíveis.

Riscos da auto-medicação:

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO; PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE16.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Hiperplasia: Aumento do número de células de um tecido. Pode ser conseqüência de um estímulo hormonal fisiológico ou não, anomalias genéticas no tecido de origem, etc.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
6 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
8 Cabeça:
9 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
10 Inchaço: Inchação, edema.
11 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
12 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
13 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
14 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
15 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
16 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.