INFORMAÇÃO AO PACIENTE FISIOGEN SOY

Atualizado em 28/05/2016

1. Como este medicamento funciona?Durante a menopausa1 ocorre uma modificação hormonal fisiológica2 que estimula o centro termorregulador situado no hipotálamo3 dando lugar a fogachos, sudorese4 e rubor facial. Estes sintomas5 podem alterar o comportamento da mulher, aparecendo irritação, nervosismo e alterações do sono.
O extrato de Glycine max (L.) Merrill atua sobre o centro termorregulador no hipotálamo3, diminuindo assim o número e a intensidade dos sintomas5 relacionados à menopausa1.
Os efeitos de Fisiogen Soy não são imediatos e, dependendo da resposta individual de cada paciente, podem ser observados a partir das 2 primeiras semanas de tratamento. Os ensaios clínicos6 realizados mostram uma efi cácia maior em função do tempo de administração, obtendo-se melhores resultados após 2 ou 3 meses de tratamento.
2. Por que este medicamento foi indicado?
Tratamento dos sintomas5 associados à menopausa1 tais como fogachos (ondas de calor).
3. Quando não devo usar este medicamento?
A paciente não deve usar este medicamento caso tenha hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Este medicamento deve ser administrado com cuidado em pacientes com insufi ciência hepática7 ou renal8 grave.
Este medicamento deverá ser utilizado somente por via oral, conforme descrito no item posologia e modo de usar.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou durante a lactação9 nem por pacientes hormônio10-dependentes sem orientação médica.
Os antibióticos podem diminuir a ação do medicamento.
Não administrar o produto concomitantemente com hormônios esteróides.
ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO POR MULHERES GRÁVIDAS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO DENTISTA POIS O MEDICAMENTO NÃO ESTÁ DESTINADO A ESTA POPULAÇÃO.
ESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO PARA CRIANÇAS. INFORME AO MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS. INFORME AO MÉDICO SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO O USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE11.
4. Como devo usar este medicamento?
Aspecto do medicamento
Comprimido revestido de formato circular, superfície lisa e coloração rósea.
Posologia e modo de usar
A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia, administrado com um pouco d'água, por via oral. Os efeitos de Fisiogen Soy não são imediatos, podendo manifestar-se a partir das duas primeiras semanas de tratamento. Após 3 a 4 meses de tratamento, consulte seu médico para prosseguir o tratamento.
Caso tenha esquecido de alguma dose, não tome uma dose dupla para compensá-la.
SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. ESTE MEDICAMENTO NÃO PODE SER PARTIDO OU MASTIGADO.
5. Quais os males que este medicamento pode causar?
Até o momento não foram descritas reações adversas com o uso de Fisiogen Soy nas doses recomendadas.
6. O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Não há casos descritos de superdose com Fisiogen Soy. Em caso de superdose ou ingestão acidental, consulte o seu médico.
7. Onde e como devo guardar este medicamento?
Conservar o produto na embalagem original e à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
2 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
3 Hipotálamo: Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.
4 Sudorese: Suor excessivo
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
11 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.