
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS FISIOGEN SOY
Propriedades farmacodinâmicasExistem dois tipos de receptores estrogênicos, alfa e beta, que têm uma localização tecido1- específica e, no caso das isoflavonas, aparentemente seus efeitos biológicos dependem de sua união com o receptor estrogênico beta. A genisteína e a daidzeína, substâncias presentes no extrato de Glycine max (L.) Merrill, apresentam uma união com o receptor alfa 1.000 a 10.000 vezes menor que o estradiol, enquanto que sua união ao receptor beta é somente três vezes menor. Isto explicaria seus efeitos benéfi cos sobre o sistema nervoso central2, vasos sanguíneos3, ossos e trato urogenital4 e, por não ter hipoteticamente ação sobre o receptor alfa, evitariam a proliferação do tecido1 mamário. O efeito de Fisiogen Soy sobre a diminuição da intensidade e da freqüência dos fogachos explica-se com a hipótese de uma ação agonista5 estrogênica sobre o centro termorregulador hipotalâmico.
Propriedades farmacocinéticas
Foram realizados vários estudos para medir as concentrações plasmáticas das isoflavonas em indivíduos saudáveis, onívoros e vegetarianos, antes e depois de uma dieta rica em proteínas6 de soja. As concentrações plasmáticas de daidzeína e genisteína foram em geral relativamente baixas, ou
seja, < 40 nmol/ L (10 ng/ mL), em pessoas que consumiam dietas sem soja, e consideravelmente altas nos vegetarianos. Quando se ingeria soja, as concentrações plasmáticas de daidzeína e genisteína elevavam-se acentuadamente, alcançando valores de 0,08 a 2,4 micromol/ L (20 - 600 ng/ mL), embora tenha havido uma grande variabilidade nos valores verifi cados.
O metabolismo7 dos fi toestrógenos no homem aparentemente é facilitado pelas bactérias colônicas (no entanto não foram determinadas as bactérias envolvidas no metabolismo7 das isofl avonas), que separam o açúcar8, produzindo compostos ativos, que são absorvidos, ingressam na circulação9
enterohepática e são rapidamente conjugadas no fígado10 com ácido glicurônico e podem ser excretadas na bile11, desconjugadas pela fl ora intestinal, reabsorvidas, reconjugadas novamente pelo fígado10 e excretadas na urina12.
Aparentemente não há diferenças na biotransformação e excreção das isofl avonas de soja com relação ao sexo. A urina12 é a principal via de excreção, sendo que a excreção máxima urinária de isofl avonas ocorre dentro das 24 horas. A recuperação fecal foi considerada como muito baixa.