
PRECAUÇÕES MALEATO DE TIMOLOL 0,5%
Gerais: Pacientes que estão em uso de bloqueadores beta-adrenérgicos1 por via oral e tópica oftálmica devem ser observados quanto ao potencial efeito aditivo, tanto na pressão intra-ocular como nos efeitos sistêmicos2 comuns aos betabloqueadores.
Nos pacientes com glaucoma3 de ângulo fechado, o objetivo imediato do tratamento é reabrir o ângulo por constrição4 da pupila com um agente miótico. Quando o maleato de timolol for usado para reduzir a pressão intra-ocular elevada no glaucoma3 de ângulo fechado, ele deverá ser utilizado com um miótico e não isoladamente.
O conservante do maleato de timolol solução oftálmica estéril pode depositar-se em lentes de contato gelatinosas; assim, o produto não deve ser usado quando estas lentes forem utilizadas. As lentes devem ser retiradas anteriormente à aplicação das gotas e colocadas somente após quinze minutos.
Uso na Gravidez5: O maleato de timolol não foi estudado na gravidez5 humana. O maleato de timolol solução oftálmica deve ser usado por mulheres grávidas somente quando os benefícios pontenciais excederem os riscos potenciais ao feto6.
Lactantes7: O maleato de timolol é detectável no leite humano. Em virtude do potencial de reações adversas sérias causadas por maleato de timolol em lactentes8, deve ser tomada uma decisão quanto a interromper a amamentação9 ou interromper o uso do medicamento, levando em consideração a importância do medicamento para a mãe.