INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENTOCORT ENEMA

Atualizado em 28/05/2016

Não foram observadas interações de budesonida com drogas usadas para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais.

Foram relatados níveis plasmáticos elevados e efeitos aumentados dos corticosteróides em mulheres recebendo, concomitantemente, estrógenos ou contraceptivos orais. No entanto, um contraceptivo oral combinado de baixa dosagem que causou aumento superior ao dobro na concentração plasmática de prednisolona oral, não teve efeito significante sobre a concentração plasmática de budesonida oral.

Nas doses recomendadas, o omeprazol não teve efeito sobre a farmacocinética da budesonida administrada por via oral, enquanto que a cimetidina teve efeito discreto, mas clinicamente insignificante.

O metabolismo1 da budesonida é mediado principalmente pela CYP3A4, uma subfamília do citocromo P450. A inibição pela budesonida do metabolismo1 via CYP3A4 de outras drogas é improvável, uma vez que a budesonida possui baixa afinidade à enzima2. A inibição da CYP3A4, por exemplo, pelo cetoconazol pode porém aumentar a exposição sistêmica da budesonida (ver Precauções e Advertências).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.