
INFORMAÇÕES AO PACIENTE NEXIUM IV
Como este medicamento funciona?
NEXIUM iv reduz a produção de ácido no seu estômago1, promovendo o desaparecimento dos sintomas2 de azia3, dor epigástrica e de regurgitação4 ácida, decorrentes da doença do refluxo gastroesofágico5.
Por que este medicamento foi indicado?
NEXIUM iv é indicado para: tratamento da doença do refluxo gastroesofágico5, doença que apresenta sintomas2 como azia3, dor epigástrica e regurgitação4 ácida, causada pelo retorno do conteúdo ácido do estômago1 em direção a garganta6.
NEXIUM iv também é indicado para prevenção de úlceras7 gástricas (no estômago1) e duodenais (na parte superior do intestino) em pacientes de risco. São considerados pacientes de risco: pacientes com idade acima de 60 anos; pacientes com alterações gástricas; pacientes em uso concomitante de anticoagulantes8 (medicamentos usados para prevenir a formação de trombos9 sanguineos) e/ou esteróides (medicamentos com ação anti-inflamatória e antialérgica, usado em doenças específicas); pacientes em uso de altas doses de anti-inflamatórios não hormonais (medicamentos para dor e inflamação10) ou de múltiplos anti-inflamatórios não hormonais.
Quando não devo usar este medicamento?
Você não deve utilizar NEXIUM iv nas seguintes situações:
- Alergia11 ao esomeprazol, benzimidazóis (anti-helmínticos) ou a qualquer um dos
componentes da fórmula.
Advertências
Informe ao seu médico se durante o tratamento com NEXIUM iv você apresentar perda de peso sem dieta, vômitos12, dificuldade para engolir alimentos, se você evacuar sangue13 vivo ou fezes escuras, tipo borra de café, e se houver suspeita ou presença de úlcera14, pois o tratamento com NEXIUM iv pode aliviar esses sintomas2 e retardar o diagnóstico15.
Informe também se estiver fazendo uso de algum medicamento anti-retroviral, como o atazanavir e o nelfinavir.
NEXIUM iv deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
- Em pacientes com problemas graves no fígado16 ou nos rins17.
Não se espera que NEXIUM iv afete a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Como não há dados disponíveis quanto à excreção de esomeprazol no leite materno, NEXIUM iv não deve ser usado durante a amamentação18.
Interações medicamentosas
NEXIUM iv deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
- Em pacientes que estão tomando os seguintes medicamentos: cetoconazol, itraconazol, diazepam, fenitoína, varfarina, cisaprida, tratamento da Aids (atazanavir, nelfinavir e saquinavir), amoxicilina e quinidina, pois estes medicamentos podem ter seu efeito alterado pelo uso concomitante de NEXIUM iv.
Não há dados disponíveis sobre o uso de NEXIUM iv em crianças.
Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde19.
Como devo usar este medicamento?
Aspecto físico
NEXIUM iv é apresentado em frascos-ampolas contendo um pó esbranquiçado que deve ser dissolvido em soro20 (cloreto de sódio 0,9%).
Como Usar
NEXIUM iv deve ser administrado na veia, por um profissional de saúde19 (médico ou enfermeira). É indicado como parte de um tratamento, quando não há a possibilidade de tomar medicação por via oral. Assim que for possível tomar medicação por via oral, o tratamento passará a ser feito com NEXIUM Comprimidos, mediante indicação de seu médico.
Dosagem
Doença do refluxo gastroesofágico5 (DRGE): a dose usual de NEXIUM iv para tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico5 (DRGE) é de 20 mg a 40 mg uma vez ao dia.
Os pacientes com esofagite de refluxo21 devem ser tratados com 40 mg uma vez ao dia. Para prevenir a recidiva22 da esofagite de refluxo21, recomenda-se a dose de 20 mg uma vez ao dia.
Manutenção da hemostasia23 e prevenção de ressangramento de úlceras7 gástricas ou duodenais: é recomendada a administração de 80 mg por infusão em bolus24 por 30 minutos seguido por infusão intravenosa contínua de 8 mg/h administrada por 3 dias. O período do tratamento parenteral deve ser seguido por terapia de supressão ácida com NEXIUM 40 mg via oral, uma vez ao dia por 4 semanas.
A dose usual para o tratamento da prevenção de úlceras7 gástricas e duodenais em pacientes de risco é de 20 mg uma vez ao dia.
Em pacientes com problemas nos rins17 não é necessário ajuste de dose. No entanto, pacientes com problemas graves nos rins17 devem ser tratados com precaução.
Em pacientes com problemas de leve a moderado no fígado16 não é necessário ajuste de dose. No entanto, em pacientes com problemas graves no fígado16 uma dose máxima de 20 mg ao dia não deve ser excedida. Em pacientes com problemas graves no fígado16 e com úlceras7 hemorrágicas25, deve-se seguir uma dose inicial em bolus24 de 80 mg de NEXIUM iv, uma dose de 4 mg/h por infusão intravenosa contínua pode ser suficiente para manter o controle ácido adequado.
Pacientes com úlceras7 hemorrágicas25, que são portadores de problemas graves no fígado16, seguindo uma dose inicial (em bolus24) de 80 mg de NEXIUM iv, uma dose de infusão intravenosa contínua de 4 mg/h deve ser suficiente.
A duração do tratamento com NEXIUM iv é de acordo com a orientação do seu médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Quais os males que este medicamento pode causar?
Podem ocorrer as seguintes reações adversas:
- Comuns: dor de cabeça26, dor na barriga, diarréia27, gases, enjoô, vômito28, prisão de ventre, e reações no local de administração.
- Incomuns: inchaço29 periférico, dificuldade para dormir, tontura30, sensação de queimação/dormência31 na pele32, sonolência, vertigem33, boca34 seca, aumento da quantidade das enzimas do fígado16 (este efeito só pode ser visto quando um exame de sangue13 é realizado) e reações na pele32 (dermatite35, coceira, urticária36 e erupções cutâneas37).
- Raras: diminuição dos glóbulos brancos do sangue13 (leucopenia38), diminuição das células39 de coagulação40 no sangue13 (trombocitopenia41), reações de hipersensibilidade (reações ao medicamento): inchaço29, reação/choque anafilático42, diminuição de sódio no sangue13, agitação, confusão, depressão, desordens do paladar43, visão44 turva, broncoespasmo45, inflamação10 na mucosa46 da boca34, infecção47 grastrointestinal fúngica48, inflamação10 do fígado16 (hepatite49) com ou sem icterícia50 (presença de coloração amarela na pele32 e nos olhos51), queda de cabelo52, sensibilidade da pele32 à luz (fotossensibilidade), dores nas articulações53, dor muscular, mal-estar, aumento da transpiração54 e febre55.
- Muito raras: ausência ou número insuficiente de glóbulos brancos granulócitos56 no sangue13 (agranulocitose57), diminuição de células39 do sangue13 (pancitopenia58), agressividade, alucinações59, comprometimento da funçãodo fígado16, encefalopatia60 hepática61, desordens graves na pele32 (eritema multiforme62, síndrome de Stevens-Johnson63 e necrólise epidérmica tóxica64), fraqueza muscular, inflamação10 do rim65, e aumento das mamas66 em homens.
ATENÇÃO: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Em caso de administração de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita, você deve contatar imediatamente o médico.
Não existe tratamento específico para o caso de superdosagem com NEXIUM iv.
Doses intravenosas, pela veia, de 308 mg de NEXIUM iv durante 24 horas não apresentaram complicações.
Onde e como devo guardar este medicamento?
NEXIUM iv deve ser guardado em local protegido da luz. NEXIUM iv deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C). Não expor os frascos à luz por mais de 24 horas.
Todo medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até o momento do uso.
Todo medicamento dever ser mantido fora do alcance das crianças.