INFORMAÇÕES AO PACIENTE VITACID GEL

Atualizado em 28/05/2016
COMO O VITACID FUNCIONA?VITACID ameniza os sinais1 de fotoenvelhecimento (rugas e aspereza), manchas escuras e, melhora os quadros de acne2 e queratoses de pele3. Nos casos de acne2, a resposta é verificada após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semana. No tratamento do fotoenvelhecimento, a ação de VITACID ocorre em, aproximadamente, 24 semanas.
POR QUE O VITACID FOI INDICADO?
VITACID é indicado no tratamento de acne2, fotoenvelhecimento (rugas e aspereza da pele3), manchas escuras e queratoses.
QUANDO NÃO DEVO UTILIZAR O VITACID?
VITACID é contraindicado para pacientes4 com hipersensibilidade a um ou mais componentes da fórmula. VITACID não deve ser utilizado durante a gravidez5 e amamentação6.
ADVERTÊNCIAS:
Até o momento não foram realizados estudos apropriados de segurança e eficácia do uso de tretinoína em crianças menores de 12 anos de idade. Durante as 3 primeiras semanas de tratamento a pele3 pode ficar irritada ou piorar antes de apresentar melhora.
PRECAUÇÕES:
No caso da pele3 estar lesada, inflamada ou infeccionada, VITACID não deve ser utilizado antes de avaliação médica. "VITACID não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez5". "Informe ao seu médico se você está amamentando". "Deve-se evitar o contato de VITACID com os olhos7, pálpebras8, ângulos do nariz9, boca10 e mucosas11".
Os pacientes em tratamento com VITACID, devem se proteger do sol e ter cuidados especiais com a pele3, já que a pele3 tratada fica mais sensível. Durante as 3 primeiras semanas de tratamento a pele3 pode ficar irritada ou piorar antes de apresentar melhora. Deve-se evitar lavar a pele3 tratada durante, pelo menos, 1 hora após aplicação do produto. Evitar o uso de qualquer medicamento tópico12 na mesma área tratada com tretinoína, 1 hora antes ou depois da aplicação do produto, com risco de interferência na ação ou irritação cutânea13. A tretinoína geralmente é aplicada à noite, possibilitando o uso de outros produtos durante o dia. Durante o tratamento com VITACID, evitar exposição das áreas tratadas ao sol, vento ou frio. A pele3 tratada pode estar mais propensa a queimaduras solares, ressecamento ou irritação, especialmente durante a segunda e terceira semana de uso. Informe ao seu médico, caso ocorra. Não interrompa o tratamento sem a orientação do seu médico, a menos que ocorra irritação intensa. Para melhores resultados nos tratamentos para os quais a tretinoína é indicada, é recomendável o uso concomitante de filtros solares com alto fator de proteção.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
VITACID deve ser utilizado com cautela quando administrado juntamente com sabões ou agentes de limpeza, sabonetes esfoliantes, cosméticos secativos, produtos alcoólicos, adstringentes e perfumes.
Produtos com enxofre, resorcinol, ácido salicílico, outros derivados de tretinoína e peróxido de benzoíla devem ser evitados. VITACID é um produto de uso tópico12, não sendo destinado a nenhuma outra via de administração.
"Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis".
"Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento".
"Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde14".
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
VITACID creme é amarelo.
VITACID gel é transparente amarelo.
Para a utilização de VITACID, siga os seguintes passos:
1 - Lavar a área a ser tratada à noite. Secar suavemente.
2 - Aplicar pequena quantidade de VITACID e massagear.
3 - Na manhã seguinte, lavar a área tratada e secar, sem esfregar.
A utilização de filtros solares com FPS 30 ou mais alto durante o dia é muito importante. Caso necessário recomenda-se o uso de hidratantes.
Após a melhora do quadro, o tratamento deve ser continuado, porém com aplicações menos freqüentes. A freqüência das aplicações e duração do tratamento varia de acordo com o paciente, e deve ser determinada pelo médico.
O QUE FAZER CASO VOCÊ "ESQUEÇA" UMA APLICAÇÃO?
Se uma aplicação não for realizada, pule a aplicação esquecida e retorne ao esquema regular de uso, aplicando o produto na noite seguinte.
"Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento". "Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico". "Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento".
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Em alguns pacientes mais sensíveis, a pele3 pode se tornar vermelha, inchada, com bolhas ou crostas. Caso isto aconteça, a medicação deve ser interrompida até o completo restabelecimento da pele3. O reinício de uso do VITACID deverá ser adequado à pele3 do paciente. No caso de uma pele3 mais sensível, reiniciar com uso de 2 a 3 vezes por semana e aumentar até o uso diário. Pode ocorrer clareamento e manchas temporárias na pele3, além de aumento de sensibilidade ao sol.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DE VITACID DE UMA SÓ VEZ?
A utilização excessiva não melhora os resultados do tratamento e pode causar irritação intensa da pele3 com vermelhidão, descamação15 e coceira. Caso ocorra, lave a pele3 abundantemente com água. Persistindo a irritação, procure orientação médica.
No caso da ingestão acidental de VITACID, procure atendimento médico.
ONDE DEVO GUARDAR O VITACID?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30° C). Proteger da luz, do calor e da umidade, antes e após da sua abertura. O prazo de validade do produto é de 24 meses a contar da data de fabricação.
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS"
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
2 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
7 Olhos:
8 Pálpebras:
9 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
10 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
11 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
12 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
13 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
14 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
15 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.

Tem alguma dvida sobre INFORMAÇÕES AO PACIENTE VITACID GEL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.