INFORMAÇÕES AO PACIENTE VITACID PLUS

Atualizado em 28/05/2016
Quais as indicações de VITACID PLUS?
VITACID PLUS é indicado para o tratamento tópico1 do melasma2/cloasma3 moderado a grave.
O que é melasma2/cloasma3?
Na literatura médica pode haver ligeira distinção entre os termos melasma2 e cloasma3, porém, eles são usualmente utilizados como sinônimos para descrever as manchas escuras de tonalidade acastanhada, localizadas principalmente na face4 em região malar (maçã do rosto), fronte e queixo, decorrentes de alterações hormonais e/ou exposição ao sol.
Qual ação do VITACID PLUS sobre o melasma2/cloasma3?
VITACID PLUS age suavizando estas manchas, podendo eliminar as mais recentes.
Quais os cuidados que devo ter para armazenar o produto?
VITACID PLUS deve ser mantido à temperatura ambiente (15 a 30° C), ao abrigo da luz e da umidade.
Qual o seu prazo de validade ?
Doze (12) meses contados após a data de fabricação.
" NÃO UTILIZE NENHUM MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO, SOB O RISCO DE NÃO PRODUZIR OS EFEITOS DESEJADOS OU MESMO
DE TRAZER MALEFÍCIOS AO PACIENTE" .
Todos os pacientes podem utilizar VITACID PLUS?
Pacientes alérgicos a qualquer componente da formulação não devem utilizar VITACID PLUS. Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez5 ou que pretendem engravidar devem consultar um médico antes de utilizar o VITACID PLUS. Mulheres amamentando também devem consultar seu médico antes da utilização do produto.
ATNEÇÃO: CASO ESTEJA GRÁVIDA NÃO USE ESSE MEDICAMENTO SEM CONSULAR O SEU MÉDICO, ELE PODE CAUSAR PROBLEMAS AO FETO6.
Como devo utilizar VITACID PLUS?
As orientações médicas devem ser seguidas à risca, respeitando os horários, doses e duração do tratamento.
Para o tratamento com VITACID PLUS é necessário seguir os seguintes passos:
•  Utilizar o produto à noite, 30 minutos antes de deitar.
•  Lavar a face4 suavemente, utilizando os dedos para a higienização. Não esfregar com esponjas ou toalha.
•  Enxaguar e enxugar a pele7 delicadamente.
•  Colocar uma pequena quantidade de VITACID PLUS nas
pontas dos dedos (tamanho aproximado de um grão de feijão).
•  Espalhar o creme de forma suave e uniforme, sobre as lesões8 e em uma área adicional de
meio centímetro de pele7 normal ao redor das manchas. O creme deve desaparecer da pele7
quase que imediatamente após a aplicação. Caso isso não aconteça, a quantidade de VITACID
PLUS® utilizada, foi excessiva.
•  VITACID PLUS® não deve ser utilizado nos cantos do nariz9, boca10, olhos11 e pele7 lesada.
•  Não utilize o produto em excesso e não aplique com frequência maior que a recomendada pelo seu médico. Isso poderá causar
irritação na pele7 e o efeito não será nem mais rápido e nem melhor.
•  Não ocluir as áreas de aplicação do VITACID PLUS.
•  Caso ocorra irritação excessiva da pele7, com ardor12 e vermelhidão intenso, interrompa o uso do produto e consulte seu médico.
•  Pela manhã, após lavagem da face4, pode-se utilizar produtos hidratantes, para evitar o ressecamento excessivo da área tratada.
•  A utilização de filtro solar com fator de proteção (FPS) 30 ou acima de 30 é importante durante o tratamento. Medidas adicionais de proteção solar como roupas
protetoras e chapéu devem ser utilizadas. Mesmo com pequenas exposições solares, pode haver piora das manchas.
•  Se ocorrer queimadura solar, interrompa o uso de VITACID PLUS até a normalização do estado da pele7.
•  Mesmo após o fim do tratamento, é necessário que você continue a proteger a pele7 da exposição solar. Portanto, a utilização de filtros solares e medidas adicionais de proteção, não devem ser interrompidas.
Quais os cuidados especiais durante o tratamento com VITACID PLUS?
Durante o tratamento são necessários alguns cuidados especiais como:
•  Luz solar ou ultravioleta: pioram as manchas, podendo torná-las ainda mais escuras. Podem também desencadear novas manchas. VITACID PLUS deixa a pele7 mais sensível às queimaduras solares; por isso a necessidade de reforçar a proteção solar na pele7 tratada e evitar a exposição solar, principalmente em mulheres que utilizam anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal e em pessoas que já apresentem manchas escuras. Não se exponha às lâmpadas de bronzeamento enquanto estiver sob tratamento com VITACID PLUS.
•  Calor e Frio: pode ocorrer maior sensibilidade ao frio e ao calor na pele7 em tratamento. Siga a orientação do seu médico.
•  Produtos e medicamentos tópicos: produtos que provoquem o ressecamento ou irritação da pele7 como: sabonetes e higienizadores, alguns adstringentes, cosméticos contendo álcool, fragrâncias ou certos shampoos, e produtos para permanente dos cabelos, devem ser evitados durante o tratamento, pois podem desencadear reações locais indesejáveis.
Portanto, durante e mesmo após o tratamento, só utilizar produtos prescritos por seu médico.
Até mesmo os produtos que você está acostumado a utilizar, podem causar vermelhidão e descamação13 da pele7.
Informe sempre ao seu médico o uso de qualquer medicamento, cosmético ou suplemento, antes, durante e após o tratamento, pois existem substâncias que podem tornar a sua pele7 mais sensível à radiação solar.
" SIGA SEMPRE A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO OS HORÁRIOS, A DOSE E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO" .
Durante o tratamento posso apresentar algum sintoma14
indesejável ? Caso aconteça, como devo proceder?
A pele7 tratada normalmente se apresenta um pouco mais sensível, avermelhada e com leve descamação13. Mas em algumas situações (listadas abaixo), é necessário suspender o tratamento e entrar em contato com seu médico. Essas situações são:
•  Irritações graves persistentes, formação de bolhas, supuração15, descamação13 ou formação de crostas.
•  Ardor12 intenso ou inchaço16 da pele7.
•  Irritação dos olhos11, nariz9 ou boca10.
Alguns pacientes desenvolvem manchas escuras na pele7 (hiperpigmentação), sensação de pinicação, aumento da sensibilidade local, acne17, vermelhidão, vesículas18, bolhas, linhas vermelhas finas ou vasos sanguíneos19 visíveis através da pele7 (telangiectasias20).
" TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS".
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE21".
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Melasma: Manchas escuras na face. O seu surgimento está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
3 Cloasma: Manchas escuras na face. O seu surgimento está relacionado à gravidez. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o seu surgimento. O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento.
4 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
9 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
10 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
11 Olhos:
12 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
13 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
14 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
15 Supuração: Secreção de pus. Pode significar infecção no tecido afetado.
16 Inchaço: Inchação, edema.
17 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
18 Vesículas: Lesões papulares preenchidas com líquido claro.
19 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
20 Telangiectasias: Dilatações permanentes da parede de um pequeno vaso sanguíneo localizado na derme.
21 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.