INFORMAÇÕES TÉCNICAS VITACID PLUS

Atualizado em 28/05/2016
VITACID PLUS creme associa a fluocinolona acetonida 0,01%, hidroquinona 4% e tretinoína 0,05% em base hidrofílica, microemulsionada. O acetonido de fluocinolona é um corticosteróide tópico1. A hidroquinona é um agente despigmentante, enquanto que a tretinoína (ácido all-trans-retinóico) apresenta atividade queratolítica.Farmacologia2 Clínica - A hidroquinona é um agente despigmentante que atua interrompendo um ou mais passos da síntese da melanina3, mas o mecanismo de VITACID PLUS no tratamento do melasma4 ainda é desconhecido.
Farmacocinética - Em um estudo realizado com dois grupos de voluntários sadios (n total = 59), foi aplicado um creme com esta associação. Nele, foi verificado que a absorção sistêmica desses componentes se mostrou inalterada. Após 8 semanas de aplicações diárias de 1 g (Grupo I, n = 45) e 6 g do creme (Grupo II, n = 14), a absorção mostrou-se mínima. Foram obtidas concentrações quantificáveis de tretinoína em 57,78% (26 dos 45 participantes) do Grupo I e 57,14% (8 dos 14 voluntários) do Grupo II. As concentrações máximas obtidas após exposição à tretinoína variaram de 2,01 a 5,34 ng/ml (Grupo I) e 2,0 a 4,99 ng/ml (Grupo II). Portanto, após aplicação diária do creme em estudo, houve um aumento mínimo dos níveis endógenos de tretinoína. Os níveis circulantes de tretinoína representam apenas uma porção dos retinóides totais associados à tretinoína, incluindo seus metabólitos5 e os contidos nos tecidos periféricos. Níveis quantificáveis de hidroquinona foram obtidos em 18% (8 dos 45 participantes) do Grupo I. Neste grupo, os níveis máximos alcançados após exposição à hidroquinona, variaram de 25,55 a 86,52 ng/ml. Já no Grupo II, após exposição à hidroquinona, todos os pacientes apresentaram níveis séricos abaixo dos quantificáveis para este componente. Com relação a fluocinolona acetonida, todos os participantes (Grupo I e Grupo II) apresentaram níveis séricos, após aplicação, abaixo dos valores quantificáveis. A hidroquinona, apresentou concentrações plasmáticas quantificáveis em apenas 18% do Grupo I. A exposição à hidroquinona, tal como mostradas pelos valores de Cmax variam de 25,55 a 86,52 ng/ml. Todos os voluntários do Grupo II apresentaram concentrações plasmáticas de hidroquinona pós-dosagem abaixo dos limites de quantificação. Para a fluocinolona acetonida, todos os voluntários dos Grupos I e II apresentaram concentrações plasmáticas pós-dosagem abaixo do limite de quantificação.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Farmacologia: Ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações.
3 Melanina: Cada uma das diversas proteínas de cor marrom ou preta, encontrada como pigmento em vegetais e animais.
4 Melasma: Manchas escuras na face. O seu surgimento está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
5 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.