INFORMAÇÃO AO PACIENTE ETNA

Atualizado em 28/05/2016
Ação esperada do medicamentoEtna® é um medicamento indicado no tratamento de alguns tipos de doença nos nervos periféricos, tais como trauma ou compressão locais.
Indicações do medicamento
Doenças dos nervos periféricos.
Riscos do medicamento
História de alergia1 a seus componentes (veja na seção Composição).
Informe seu médico se você: (1) está em investigação diagnóstica ou se é portador(a) de doença proliferativa; (2) se faz uso de medicamentos antivirais ou do medicamento citicolina; (3) para forma farmacêutica injetável: se é portador de doença cardíaca ou neurológica (convulsões, epilepsia2) ou se usa as seguintes medicações: cimetidina, propranolol, nadolol, amprenavir, ritonavir, ou medicamentos anti-arrítmicos.
CATEGORIA DE FÁRMACOS DESTINADOS ÀS MULHERES GRÁVIDAS (forma farmacêutica cápsula): C (não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista).
CATEGORIA DE FÁRMACOS DESTINADOS ÀS MULHERES GRÁVIDAS (forma farmacêutica injetável): D [o fármaco3 (lidocaína) demonstrou evidências positivas de risco fetal humano; no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameaçem a vida, e para as quais não existam outras drogas mais seguras; este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica].
"Informe seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis."
"Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento."
"Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde4"
"Não há contra-indicação relativa a faixas etárias."
Modo de uso
Etna® cápsulas é para ser tomado via oral e Etna® injetável, através de injeção intramuscular5. Etna® cápsulas tem cápsulas de cor rosa e Etna® injetável vem em um frasco com pó e outro frasco com diluente. A posologia deverá respeitar a prescrição médica. Consulte seu médico, caso você se esqueça de tomar uma dose.
"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico."
"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento."
"Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento."
"Este medicamento não pode ser partido ou mastigado."
Reações adversas
Informe seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável.
Conduta em caso de superdose
Procure o serviço de emergência6 médica para orientação.
Cuidados de conservação e uso
Cápsulas: manter o medicamento ao abrigo da umidade. Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40ºC).Injetável: manter o medicamento ao abrigo da luz. Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40ºC).
"Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças."
"Etna® cápsulas deverá ser consumido imediatamente após a retirada da cápsula de seu blíster."
"Etna® injetável deverá ser administrado imediatamente após a diluição do conteúdo do frasco do liofilizado7."
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
2 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
3 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
6 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
7 Liofilizado: Submetido à liofilização, que é a desidratação de substâncias realizada em baixas temperaturas, usada especialmente na conservação de alimentos, em medicamentos, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.