ADVERTÊNCIAS AVAMYS

Atualizado em 28/05/2016
O furoato de fluticasona é submetido a um extenso efeito metabólico de primeira passagem pela enzima1 hepática2 CYP3A4. A exposição sistêmica ao furoato de fluticasona de pacientes com doença hepática2 grave pode ser alterada, isto pode resultar em maior freqüência de efeitos adversos sistêmicos3. Com base em dados com outros glicocorticóides metabolizados por CYP3A4, a co-administração com ritonavir não é recomendada, devido ao risco potencial de aumento da exposição sistêmica ao furoato de fluticasona. Os corticóides de uso nasal e para inalação podem resultar no desenvolvimento de glaucoma4 e/ou cataratas, pelo que é necessária uma monitorização rigorosa em doentes com alteração na visão5 ou com história de aumento da pressão intraocular6, glaucoma4 e/ou cataratas.
AVAMYS contém cloreto de benzalcônio. Pode causar irritação da mucosa7 nasal.
Foi notificado atraso no crescimento em crianças tratadas com alguns corticosteroides nasais nas doses autorizadas. Recomenda-se monitorização regular das crianças em tratamento prolongado com corticosteroides nasais.
Uso na gravidez8
Categoria C de risco na gravidez8: Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, sem orientação médica. Após a administração intranasal de furoato de fluticasona na dose humana máxima recomendada (110 microgramas/dia), as concentrações plasmáticas de furoato de fluticasona foram tipicamente não-quantificáveis e, portanto, prevê-se que o potencial para toxicidade9 reprodutiva seja muito baixo.
Uso na Lactação10
A excreção de furoato de fluticasona no leite materno humano não foi investigada.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
4 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
5 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
6 Pressão intraocular: É a medida da pressão dos olhos. É a pressão do líquido dentro do olho.
7 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Tem alguma dúvida sobre ADVERTÊNCIAS AVAMYS?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.