INFORMAÇÕES AO PACIENTE CECNOIN

Atualizado em 25/04/2017

Solicitamos a gentileza de ler cuidadosamente as informações abaixo. Caso não esteja seguro a respeito de determinado item, favor informar o seu médico.

Ação esperada do medicamento: a isotretinoína é uma substância derivada da vitamina1 A, e deve ser usada somente para o tratamento de formas graves de acne2 (nódulo3-cística) e acnes resistentes à terapêuticas anteriores. A melhora clínica da acne2 severa está associada à supressão da atividade e diminuição do tamanho das glândulas4 produtoras de sebo.


Cuidado de armazenamento: o medicamento deve ser conservado em temperatura abaixo de 25°C e protegido da luz.


Prazo de Validade: o prazo de validade do produto é de 24 meses e está impresso na sua embalagem externa. NUNCA USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO, pois pode ser ineficaz e prejudicial para a sua saúde5.


Gravidez6 e lactação7: Cecnoin (isotretinoína) é teratogênico8, isto é, pode ocasionar graves defeitos físicos no feto9 quando ocorrer gravidez6 durante o seu uso ou mesmo até um mês após sua interrupção. Por este motivo, Cecnoin (isotretinoína) não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que possam engravidar. No caso de gravidez6 durante a administração de Cecnoin (isotretinoína), em qualquer quantidade ou mesmo durante curtos períodos, existe um risco extremamente alto de nascimento de uma criança deformada (envolvendo em particular o sistema nervoso central10, o coração11 e os grandes vasos sanguíneos12). Todos os fetos expostos podem potencialmente ser afetados. Há também um risco elevado de aborto espontâneo.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez6 na vigência do tratamento ou após o seu término. Caso ocorra gravidez6 durante o tratamento com Cecnoin (isotretinoína) ou no mês seguinte após sua interrupção, o médico deverá ser imediatamente informado. Cecnoin (isotretinoína) não pode ser repassado a qualquer outra pessoa.


Informar ao médico se está amamentando. Cecnoin (isotretinoína) pode passar para o leite materno e por este motivo mulheres que estão amamentando não devem tomar este medicamento.


Instruções para retirada da cápsula do blister


Cuidados de administração: siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Somente seu médico sabe a dose ideal para o seu caso. Não mude as doses por sua conta. As cápsulas de Cecnoin (isotretinoína) devem ser engolidas, sem mastigar, durante as refeições.


Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.


Reações Adversas: Cecnoin (isotretinoína) só deve ser usado quando receitado por um médico. Cecnoin (isotretinoína) não deve ser repassado a qualquer outra pessoa. Além disso, seu uso ocasiona vários efeitos colaterais13, que exigem acompanhamento médico constante. Assim, informe seu médico:


  - se estiver tomando outros remédios, em especial remédios que contenham vitamina1 A ou tetraciclina (antibiótico). Não use e não misture remédios por conta própria;

  - se é portador de doenças graves do fígado14, diabetes15, apresenta altas taxas de lípides (gordura16) no sangue17;

  - se após tomar Cecnoin (isotretinoína) você apresentar secura nos lábios, vermelhidão nos olhos18 ou rachadura na pele19. O médico lhe dirá a maneira de atenuar estes efeitos indesejáveis (às vezes, no inicio do tratamento observa-se uma piora passageira na acne2. Este fenômeno é normal);

  - se sentir dor de cabeça20 freqüente e intensa, perturbações da visão21, ou ainda dores musculares ou articulares (dores nas juntas);

  - se ocorrer queda de cabelos e as unhas22 tornarem-se quebradiças (este fenômeno é passageiro e seus cabelos reaparecerão normalmene após o tratamento).

Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Ingestão concomitante com outras substâncias: o uso de Cecnoin (isotretinoína) e vitamina1 A simultaneamente deve ser evitado, pois as manifestações de hipervitaminose A podem ser intensificadas. Uma vez que as tretaciclinas podem também causar uma elevação na pressão intracraniana, sua combinação com isotretinoína é contra-indicada.

Microdoses de progesterona como método contraceptivo pode ser inadequado durante o tratamento com isotretinoína.

Os pacientes devem evitar exposição ao sol.


Contra-indicações e precauções: Cecnoin (isotretinoína) é contra-indicado a mulheres com potencial de engravidar, a menos que a paciente do sexo feminino satisfaça todas as seguintes condições:

  - ela deve ter acne2 grave resistente às terapêuticas convencionais;

  - ela deve ser confiável na compreensão e cumprimento das instruções;

  - ela deve ser informada pelo médico sobre o perigo de engravidar durante e 1 mês após tratamento com Cecnoin (isotretinoína);

  - ela deve ser advertida sobre a possibilidade de falha do método anticoncepcional;

  - ela deve confirmar que compreendeu as precauções;

  - ela deve ser capaz de usar medidas contraceptivas eficazes mandatórias;

  - ela deve usar contracepção23 eficaz sem interrupção durante 1 mês antes do início da terapêutica24 com Cecnoin (isotretinoína) durante a terapêutica24 e até 1 mês após a descontinuação da terapêutica24 (vide “Precauções”);

  - ela deve ter um teste de gravidez6 confiável negativo no mínimo 11 dias antes de iniciar a terapêutica24. Recomenda-se fortemente a repetição mensal do teste de gravidez6;

  - ela deve iniciar a terapêutica24 com Cecnoin (isotretinoina) somente no 2° ou 3° dia do próximo ciclo menstrual normal;

  - no caso de repetição do tratamento, ela deverá também utilizar as mesmas medidas anticoncepcionais eficazes e ininterruptas 1 mês antes, durante e até 1 mês após a terapêutica24 com Cecnoin (isotretinoina) e os mesmos testes confiáveis de gravidez6 devem ser realizados;

  - ela deve ter entendido as precauções e confirmado seu entendimento e sua vontade de submeter-se a medidas contraceptivas confiáveis como foi explicado para ela.

Mesmo pacientes do sexo feminino que normalmente não utilizam métodos anticoncepcionais devido a infertilidade25 (exceto no caso de histerectomia26) ou que dizem não apresentar atividade sexual devem ser aconselhadas a usar medidas contraceptivas eficazes enquanto receberem Cecnoin  (isotretinoina), seguindo as instruções acima.

Cecnoin (isotretinoina) está também contra-indicado a pacientes com insuficiência renal27 e hepática28, hipervitaminose A, e a pacientes com valores lipídicos sangüíneos excessivamente elevados, alergia29 á drogas ou a qualquer substância contida na cápsula.

A doação de sangue17 deve ser evitada durante e até um mês após o tratamento com Cecnoin (isotretinoína).

Depressâo, sintomas30 psicóbcos e raras tentativas de suícidiio e suícidio foram relatados em pacientes tratados com isotretinoina. Embora uma relação causal não tenha sido estabelecida. cuidados especiais precisam ser tomados em pacientes com história de depressão e todos pacientes devem ser supervisionados quanto a ocorrência de sinais31 de depressão e encaminhados para tratamento apropriado, se necessario.

Informe ao seu medico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do inicio ou durante o tratamento.

Cecnoin (isotretinoína) não deve ser usado durante a gravidez6 e a lactação7.


NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5


- INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Caracteristicas químicas e farmacológicas

A isotretinoína, substância de Cecnoin (isotretinoína), é um estereoisômero sintético do ácido all-trans-retinóico (tretinoína). Ela é muito eficaz na cura da acne2, pois afeta todos os fatores etiológicos da doença: produção sebácea, comedogênese, colonização do ducto pelo Propionibacterium acnes.

O mecanismo de ação da isotretinoína ainda não foi elucidado em detalhes, mas já se estabeleceu que a melhora observada no quadro clinico da acne2 severa está associada com a supressão dose-dependente da atividade da glândula32 sebácea e com a redução do tamanho das glândulas sebáceas33 demonstrada histologicamente. Estabeleceu-se, inclusive, o efeito anti-inflamatório dérmico da isotretinoína.


Farmacocinética

Sendo as cinéticas34 da isotretinoína e seus metabólitos35 lineares, suas concentrações plasmáticas durante o tratamento podem ser preditas através de uma única informação. Esta propriedade também demonstra alguma evidência de que a atividade das enzimas hepáticas36 metabolizadoras não seja induzida pela isotretinoína.

Absorção: a absorção da isotretinoína no trato gastrintestinal é variável; a biodisponibilidade absoluta da isotretinoína não foi determinada, pois a preparação venosa do composto não está disponível para uso em humanos, porém, estudos em cachorros sugerem que a biodisponibilidade sistêmica seja variável e razoavelmente baixa. Em pacientes estáveis com acne2, uma concentração sanguínea de pico (Cmáx) de 310 ng/mL (variação: 188-473 ng/mL) foi observada 2-4 horas após administração de 80 mg/dia de isotretinoína em jejum. As concentrações sanguíneas devido a baixa penetração de isotretinoína dentro das hemácias37.

Quando a isotretinoína é ingerida com alimentos, sua biodisponibilidade é dobrada em relação ao jejum.

Distribuição: a isotretinoína é altamente ligada às proteínas38 plasmáticas, principalmente albumina39 (99,9%), portanto, a fração livre ativa da droga (farmacologicamente Ativa) é menor que 0,1% do total em uma ampla variedade de concentrações terapêuticas.

O volume de distribuição da isotretinoína é conhecido no homem, uma vez que não se dispõe da mesma para administração intravenosa.

Concentrações sanguíneas constantes (Cmin,SS) de isotretinoína em pacientes com acne2 grave tratados com 40 mg duas vezes ao dia variaram de 120 a 200 ng/mL; a concentração de 4-oxo-isotretinoína nestes pacientes foi 2-5 vezes maior que as concentrações de isotretinoína.

Existem poucas informações em humanos sobre a distribuição tecidual de isotretinoína.

Concentrações de isotretinoína na epiderme40 é apenas metade da plasmática.

Metabolismo41: após administração oral de isotretinoína, três metabólitos35 principais têm sido identificados no plasma42: 4-oxo-isotretinoína, tretinoína (ambos ácidos trans-retinoíco), e 4-oxo tretinoína. O principal metabólito43 é o 4-oxo-isotretinoína, com concentrações plasmáticas constantes 2,5 vezes maior que os outros compostos. Outros metábolitos foram detectados porém não completamente identificados, incluindo conjugados glicurônicos.

Os metabólitos35 da isotretinoína mostraram atividades biológicas em vários testes in vitro. Portanto, o perfil clínico observado em pacientes poderia ser o resultado da atividade farmacológica da isotretinoína e seus metabólitos35. Estudo clínico envolvendo 74 pacientes demonstrou que a administração oral de 4-oxo-isotretinoína resultou numa redução significativa da taxa de excreção de sebo, comprovando que a 4-oxo-isotretinoína contribui de forma significativa na atividade terapêutica24 da isotretinoína. Neste estudo, a administração oral de 4-oxo-isotretinoína não afetou a concentração endógena de isotretinoína e tretinoína, sugerindo que a atividade da 4-oxo-isotretinoína é mediada pela 4-oxo-tretinoína.

Como a isotretinoína e tretinoína (ambos ácidos trans-retinóico) são metabolizadas reversivelmente (interconvertidos), o metabolismo41 da tretinoína é relacionado com o da isotretinoína. O metabolismo41 pré-sistêmico44 da isotretinoína foi demonstrado em um estudo clínico que envolveu 10 voluntários.

Circulação45 êntero-hepática28 pode ter um papel importante na farmacocinética de isotretinoína nos humanos.

Estudos de metabolismo41 in vitro têm demonstrado o envolvimento de várias enzimas CYP no metabolismo41 de isotretinoína para 4-oxo-isotretinoína e tretinoína. Nenhuma forma isolada parece ter um papel predominante. CYP2C8, CYP2C9, CYP2B6, e possivelmente CYP3A4 parecem ter as maiores contribuições no metabolismo41 da isotretinoína para 4-oxo-isotretinoína. CYP2C9, CYP2B6, e possivelmente CYP2C8, CYP3A4, CYP2A6 e CYP2E1 contribuem para o metabolismo41 da isotretinoína. CYP26 é também conhecido como metabolizador de retinóides

Eliminação: após administração oral de isotretinoína radioativa, frações aproximadamente equivalentes da dose são recuperadas na urina46 e nas fezes. Após administração oral de isotretinoína, a meia vida de eliminação terminal da droga inalterada em pacientes com acne2 ocorre em 19 horas, em média. A meia-vida de eliminação terminal de 4-oxo-isotretinoína é maior, sendo 29 horas, em média.

Isotretinoína é um retinóide fisiológico47 e, concentrações endógenas de retinóides são antigas em aproximadamente duas semanas após o término do tratamento com isotretinoína.

Farmacocinética em situações excepcionais: sendo a isotretinoína contra-indicada para pacientes48 com insuficiência renal27 ou hepática28, não há informações sobre a farmacocinética da droga nessa população.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
3 Nódulo: Lesão de consistência sólida, maior do que 0,5cm de diâmetro, saliente na hipoderme. Em geral não produz alteração na epiderme que a recobre.
4 Glândulas: Grupo de células que secreta substâncias. As glândulas endócrinas secretam hormônios e as glândulas exócrinas secretam saliva, enzimas e água.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
9 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
10 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
11 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
12 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
13 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
14 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
15 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
16 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
17 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
18 Olhos:
19 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
20 Cabeça:
21 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
22 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
23 Contracepção: Qualquer processo que evite a fertilização do óvulo ou a implantação do ovo. Os métodos de contracepção podem ser classificados de acordo com o seu objetivo em barreiras mecânicas ou químicas, impeditivas de nidação e contracepção hormonal.
24 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
25 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.
26 Histerectomia: Cirurgia através da qual se extrai o útero. Pode ser realizada mediante a presença de tumores ou hemorragias incontroláveis por outras formas. Quando se acrescenta à retirada dos ovários e trompas de Falópio (tubas uterinas) a esta cirurgia, denomina-se anexo-histerectomia.
27 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
28 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
29 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
30 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
31 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
32 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
33 Glândulas Sebáceas: Órgãos formados por pequenas bolsas, localizados na DERME. Cada glândula apresenta um único ducto que emerge de um grupo de alvéolos ovais. Cada alvéolo é constituído por uma membrana basal transparente, encerrando células epiteliais. Os ductos da maior parte das glândulas sebáceas se abrem nos folículos pilosos, porém alguns se abrem na superfície da PELE. Glândulas sebáceas secretam SEBO.
34 Cinéticas: Ramo da física que trata da ação das forças nas mudanças de movimento dos corpos.
35 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
36 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
37 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais.
38 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
39 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
40 Epiderme: Camada superior ou externa das duas camadas principais da pele.
41 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
42 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
43 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
44 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
45 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
46 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
47 Fisiológico: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
48 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.