USO NA GRAVIDEZ E NA LACTAÇÃO OXIMAX

Atualizado em 28/05/2016
Não existem estudos adequados e bem controlados do emprego de OXIMAX em mulheres grávidas.Os estudos de reprodução1 animal em camundongos, ratos e coelhos revelaram evidências de teratogenicidade. Asma2 é uma afecção3 séria e com potencial de ameaçar a vida. Uma asma2 mal controlada durante gravidez4 está associada com desfechos clínicos adversos para a mãe e o feto5.
Como em outras preparações inalatórias de corticosteróides, OXIMAX não deve ser utilizado durante a gravidez4, nem por mães que estejam amamentando, a menos que o benefício justifique o risco potencial à mãe, ao feto5 ou ao bebê. Crianças nascidas de mães que receberam corticosteróides durante a gravidez4 devem ser observadas com cuidado quanto ao hipoadrenalismo.
Existe um aumento natural na produção de corticosteróide durante a gravidez4; portanto, a maioria das mulheres precisa de uma menor dose de corticosteróide exógena e pode não precisar de tratamento com corticosteróide durante gravidez4.
Mães Lactantes6
A reabsorção sistêmica de uma única dose inalada de 400 ìg de mometasona foi menor que 1%.
Não se sabe se o furoato de mometasona é excretado em leite humano. Já que outros corticosteróides são excretados em leite humano, é necessário ter prudência quanto ao uso, quando OXIMAX for administrado em mulheres lactantes6.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
2 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
3 Afecção: Qualquer alteração patológica do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.

Tem alguma dvida sobre USO NA GRAVIDEZ E NA LACTAÇÃO OXIMAX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.