INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS CLORIDRATO DE GRANISETRONA

Atualizado em 28/05/2016

Estudos realizados com indivíduos sadios demonstraram não haver evidência de qualquer interação entre cloridrato de granisetrona e cimetidina ou lorazepam. Não foram constatadas interações com outros medicamentos nos estudos clínicos.
Cloridrato de granisetrona tem sido administrado com segurança a pacientes fazendo uso de benzodiazepinas, neurolépticos1 ou antiulcerosos, comumente prescritos com tratamentos antieméticos2. Além disso, cloridrato de granisetrona não tem demonstrado qualquer interação medicamentosa aparente com quimioterapias emetogênicas.
Cloridrato de granisetrona não induziu ou inibiu o sistema de enzimas metabolizadoras de drogas do citocromo p450 em estudos com roedores. Em seres humanos, a indução de enzimas hepáticas3 com fenobarbital resultou em um aumento de aproximadamente um quarto no clearance plasmático total de cloridrato de granisetrona intravenoso.
Nenhum estudo específico sobre interação foi conduzido com pacientes anestesiados, mas cloridrato de granisetrona foi administrado com segurança com anestésicos e analgésicos4 comumente usados. Além disso, estudos de microssomas humanos in vitro demonstraram que o citocromo p450, subfamília 3A4 (envolvido no metabolismo5 de alguns dos principais agentes analgésicos4 narcóticos), não é modificado por cloridrato de granisetrona.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
2 Antieméticos: Substância que evita o vômito.
3 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
4 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
5 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.