
ADVERTÊNCIAS CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA EUROFARMA
PACIENTES COM DOENÇA CARDIOVASCULAR DEVERÃO TOMAR CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA SOMENTE SOB ESTRITA SUPERVISÃO, DEVIDO À TENDÊNCIA DA DROGA PRODUZIR TAQUICARDIA1 SINUSAL E PROLONGAR O TEMPO DE CONDUÇÃO MIOCÁRDICA. HÁ RELATOS DE INFARTO DO MIOCÁRDIO2, ARRITMIA3 E ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL4.
A AÇÃO ANTI-HIPERTENSIVA DA GUANETIDINA E DE AGENTES SIMILARES PODE SER BLOQUEADA. DEVIDO À SUA ATIVIDADE ANTICOLINÉRGICA, CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA DEVE SER USADO COM GRANDE CAUTELA EM PACIENTES QUE TÊM GLAUCOMA5 OU HISTÓRIA DE RETENÇÃO URINÁRIA6. OS PACIENTES COM HISTÓRIA DE CRISES CONVULSIVAS DEVERÃO SER RIGOROSAMENTE CONTROLADOS QUANDO DA ADMINISTRAÇÃO DE CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA, VISTO QUE ESTE MEDICAMENTO PODE REDUZIR O LIMIAR CONVULSIVO. MUITO CUIDADO DEVE SER TOMADO QUANDO CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA FOR ADMINISTRADO A PACIENTES COM HIPERTIREOIDISMO7 OU QUE ESTIVEREM EM TRATAMENTO COM HORMÔNIOS TIREOIDEANOS, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE OCORREREM ARRITMIAS8 CARDÍACAS.
O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL DURANTE O TRATAMENTO COM A NORTRIPTILINA PODE PRODUZIR EFEITO POTENCIALIZADOR, CAPAZ DE AUMENTARA O RISCO DE TENTATIVAS DE SUICÍDIO OU DE SUPERDOSAGEM, ESPECIALMENTE EM PACIENTES COM HISTÓRIA DE DISTÚRBIOS EMOCIONAIS OU IDEAÇÃO SUICIDA.
USO DURANTE A GRAVIDEZ9 E LACTAÇÃO10: AINDA NÃO ESTÁ ESTABELECIDA A SEGURANÇA DO USO DE CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA DURANTE A GRAVIDEZ9 E A LACTAÇÃO10; PORTANTO, QUANDO A DROGA FOR ADMINISTRADA A PACIENTES GRÁVIDAS, EM PERÍODO DE LACTAÇÃO10 OU A MULHERES COM POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR, A RELAÇÃO RISCO/BENEFÍCIO DEVERÁ SER AVALIADA. ESTUDOS DE REPRODUÇÃO11 ANIMAL APRESENTARAM RESULTADOS INCONCLUSIVOS.
USO PEDIÁTRICO: O USO DESTE MEDICAMENTO NÃO É RECOMENDADO EM CRIANÇAS, POIS AINDA NÃO SE CONHECEM SUA SEGURANÇA E EFICÁCIA NA FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA.
EFEITOS SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E/OU OPERAR MÁQUINAS: CLORIDRATO DE NORTRIPTILINA PODE PREJUDICAR A CONCENTRAÇÃO MENTAL E/OU A CAPACIDADE DE EXECUÇÃO DE TAREFAS COMO MANOBRAR MÁQUINAS E/OU DIRIGIR AUTOMÓVEIS; PORTANTO, DEVE-SE ALERTAR O PACIENTE EM RELAÇÃO A ESTE RISCO.